Criação de sites Goiania
Falar conosco! site do whatsapp

O que é SEO: os segredos por trás dessa curiosa estratégia

Não importa se o seu objetivo é reescrever texto com outras palavras ou produzir um conteúdo novo. De fato, saber o que é SEO será determinante para o seu sucesso ou fracasso com o marketing de conteúdo na internet.

Sumário

Em suma, o SEO é necessário sempre que você publica uma página na internet. Com efeito, você precisará que o Google faça indexação da sua página ou site, a fim de que as pessoas comecem a encontrá-la sempre que fizerem buscas com a sua palavra-chave.

Mas como fazer com que essa sua página realmente se destaque frente às milhões de outras que são publicadas diariamente? Simples. É justamente aí que entra a importância do SEO (Search Engine Optimization). 

Em suma, trata-se de uma estratégia que visa facilitar a ação de buscadores como o Google, por exemplo. Na prática, ela influencia a atividade dos buscadores no site, determinando como eles irão posicionar o seu conteúdo como útil e relevante para o público interessado.

O que é SEO e qual a sua história 

O que é SEO e qual a sua história 

Resumidamente, o SEO surge, como dissemos, da necessidade de agradar aos algoritmos dos buscadores da internet. De fato, as pessoas não demoraram a perceber que determinadas otimizações nos seus conteúdos agradavam a eles. Ou seja, de imediato faziam com que eles fossem mais facilmente encontrados na web.

Na prática, a ideia original da “relevância das páginas” surge no meio acadêmico. De fato, nesse segmento quanto mais citações um estudo ou pesquisa recebe, mais recomendado ele passa a ser. Em razão desse fato, os programadores norte-americanos Larry Page e Sergey Brin não demoraram muito a perceber o que é SEO e o valor dessa fabulosa ferramenta.

Resumidamente, em 1997 eles criaram aquele que seria o mais famoso buscador do mundo, o Google. Isso ocorreu 4 anos depois do surgimento do Architext, que até então era considerado o pioneiro dentre todos.

Na prática, o Google funciona com base em uma estrutura de links que determinam o quão relevante é uma página ou conteúdo. Isso é feito de acordo com as palavras-chave digitadas pelos usuários. Ou seja, toda vez que alguém digita, por exemplo, “cursos de inglês”, só serão exibidos os conteúdos mais relevantes para esta necessidade específica.

Com certeza a melhor forma de subir um site para o topo das busca, é utilizando a tecnica de comprar backlinks na internet;

E como tornar o meu conteúdo relevante?

E como tornar o meu conteúdo relevante?

Em suma, é aí que está a importância de se saber o que é SEO, ou seja, as minúcias do seu funcionamento. 

Em síntese, o que se sabe é que o termo SEO surge, pela primeira vez, em 1997, em uma publicação de Bob Heyman, Rick Bruner e Leland Harden.

A princípio, o que ocorreu foi que eles, àquela altura trabalhando como digital engagement de uma banda, perceberam algo fascinante. Em resumo, eles descobriram que o seu site galgava melhores posições no Google sempre que eles acrescentavam nele o nome da banda como palavra-chave.

Logo, à essa estratégia utilizada eles deram o nome de Search Engine Optimization (SEO) ou “Otimização de Mecanismo de Pesquisa”. 

Na prática, trata-se de um conjunto de técnicas que leva em consideração a introdução de palavras-chave, tags, conteúdo e título de qualidade, entre outras estratégias. Em suma, tais estratégias, quando adequadamente colocadas em um conteúdo, tornam ele relevante. Ou seja, fazem com que ele tenha grandes chances de conquistar a preferência do Google durante as buscas na internet.

As transformações motivadas pelo Google

Enfim, sabemos que, durante muito tempo, saber o que é SEO significava apenas e tão somente isso: introduzir uma infinidade de palavras-chave num conteúdo. Ademais, também bastava enviá-lo aos buscadores e realizar otimizações on-page para que a missão estivesse cumprida.

No entanto, quanto mais o Google foi se estabelecendo como o nº1 entre os buscadores, as métricas de links passaram a ser tão ou mais importantes. Ou seja, a tática de construir link building tornou-se de fundamental importância para a garantia da relevância do conteúdo. 

Porém, essa estratégia de SEO nos conteúdos iria mudar por completo com o surgimento de uma poderosa atualização do algoritmo do Google em 2003. 

Tratava-se da “Florida”, uma espécie de filtro que eliminou mais de 90% dos sites que eram baseados apenas em palavras-chave que apontavam para sites de afiliados. Ou seja, sites que não correspondiam às reais necessidades das pessoas que faziam buscas na web para a solução dos seus problemas.

A partir de então, o Google passou a firmar uma tradição de fazer constantes atualizações nos seus algoritmos com vistas a exigir mais dos conteúdos publicados. Agora, mais do que saber o que é SEO e como ele funciona, o importante mesmo é produzir um conteúdo relevante, bem escrito e legível. Em suma, ele deverá ser produzido com o único interesse em oferecer soluções concretas para as pessoas. E não apenas levar à venda de produtos, como melancolicamente ocorria no início dessa polêmica e controversa era digital.

Alguma duvida sobre os serviços ?

Para contratar nossa empresa , entre em contato conosco.

Fale Conosco
X