Criação de sites Goiania
Falar conosco! site do whatsapp

Como fazer Pesquisa de palavras-chave corretamente?

Para fazer uma pesquisa de palavras-chave, você pode utilizar diferentes ferramentas. Contudo, antes de realizar essa tarefa, precisa saber como fazer isso de forma correta. Isso porque existem alguns detalhes importantes sobre esses termos.

O que é uma pesquisa de palavras-chave?

O que é uma pesquisa de palavras-chave?

É a principal forma das pessoas encontrarem conteúdos que julgam relevantes na internet. Assim, é através da listagem dessas palavras que ferramentas de busca como o Google organizam os resultados das pesquisas.

Veja tambem em nosso site: Noções basicas de Otimização SEO para iniciantes

Importância no marketing digital

O Google é a principal ferramenta de buscas do mundo. Então, conseguir uma posição de destaque no site significa receber milhões de visitas em seu site, blog ou e-commerce. No entanto, para atingir isso, é preciso seguir estratégias de marketing digital, como o SEO. 

Para fazer uma otimização SEO que vá impulsionar os seus conteúdos, é preciso selecionar as palavras-chave corretas. É por isso que elas são tão importantes. Toda a construção de conteúdo escrito otimizado em SEO depende das palavras-chave como ponto de partida. 

Quais são as principais variáveis?

Existem diversas formas de realizar uma pesquisa de palavras-chave, com ferramentas distintas. De qualquer forma, as variáveis para fazer a pesquisa de forma efetiva são as mesmas. As principais delas são:

O volume representa a quantidade de buscas mensais nas plataformas. É uma das variáveis mais importantes para entender o tamanho do público que você pode atingir.

As variáveis de dificuldade e oportunidade são opostas. Enquanto que a primeira informa que será mais difícil conseguir posicionar bem a palavra, a segunda já destaca um certo termo de busca como uma boa oportunidade por ter um volume específico e constante.

A intenção de compra é uma variável que reflete em qual estágio do funil o usuário está. Isso significa que ele pode estar mais ou menos inclinado a adquirir um produto ou serviço para solucionar seus problemas.

Quais são os tipos de palavras-chave?

buscar palavras chaves no semrush

Antes de realizar sua pesquisa de palavras-chave, é preciso entender que há dois tipos principais desses termos. Elas podem ser head tail ou long tail. 

Head Tail ou Cauda Curta

Essas palavras-chave são aquelas que possuem os maiores volumes de busca mensais em um determinado nicho. No entanto, quanto mais tráfego orgânico uma palavra-chave tem, maior é a concorrência para rankeá-la.

De modo geral, as palavras de cauda curta se localizam no topo do funil de compra. Isso porque elas são mais genéricas e abrangentes. Então, são as que o usuário utiliza para pesquisar de modo mais superficial e generalista sobre um determinado assunto.

Long Tail ou Cauda Longa

Já essas palavras-chave possuem menor volume de busca mensal em seu nicho, portanto, são bastante segmentadas. Elas apresentam uma oportunidade de tráfego orgânico mais interessante.

Para que isso aconteça, no entanto, é importante produzir um conteúdo de qualidade. Afinal, as pessoas que realizam pesquisa de palavras-chave com esses termos procuram um conteúdo que seja mais aprofundado.

Em termos de intenção de compra, esses usuários estão no fundo do funil. Ou seja, eles estão mais próximos de tomar uma decisão de conversão ou encontrar a solução para o seu problema.

Como realizar pesquisas de palavras-chave?

O modo mais simples de realizar essa tarefa é usar algumas ferramentas específicas para a função. Assim, você poupa tempo e, além disso, obtém dados mais personalizados para atingir o seu objetivo.

Keyword Planner

Essa é uma ferramenta do próprio Google Ads, que permite encontrar novas palavras-chave. Você pode também inserir filtros na sua busca, de acordo com as suas necessidades.

Quanto maior o número de informações e os campos preenchidos, mais exata será a análise dos dados da pesquisa. 

Keywordtool.io

Essa ferramenta é ótima para encontrar variações dentro da mesma palavra-chave. Você também pode adicionar em qual motor de busca deseja realizar a pesquisa e em qual idioma.

SEMRush

É uma excelente ferramenta, contudo, seu serviço é pago. Oferece uma análise super completa das palavras-chave, suas variações e também dos termos relacionados. 

Importância da pesquisa de palavras-chave na escrita de textos na internet

Como vimos, usar os termos corretos e na quantidade certa pode alavancar o desempenho do seu conteúdo nas plataformas de busca. Assim, você só precisa realizar a escrita de forma otimizada em SEO.

Existem ferramentas e sites que possibilitam reescrever automaticamente texto completo. Faça uso da tecnologia caso precise adequar sua escrita, e então, economize tempo. 

Após realizar todo o processo de busca por palavras chaves, você precisa comprar backlinks brasileiros para subir seu site para o topo das buscas.

Alguma duvida sobre os serviços ?

Para contratar nossa empresa , entre em contato conosco.

Fale Conosco
X