Criação de sites Goiania
Falar conosco! site do whatsapp

6 erros mais comuns no desenvolvimento de sites

O desenvolvimento de sites é um passo muito importante no marketing digital. O site continua sendo o cartão de visitas de uma empresa na internet.

Por isso, os desenvolvedores, designers e demais profissionais envolvidos no projeto devem saber criar um site prestando atenção nos mínimos detalhes.

A formação da presença digital de uma marca no mundo online se dá através da criação de um website, o principal canal institucional de web commerce.

Uma página oficial de qualidade, inclusive, pode ser determinante na hora de conquistar novos clientes. Um site problemático afasta consumidores em potencial.

Confira por que ter um site é tão importante e quais são os principais erros mais comuns na hora de desenvolvê-lo.

Por que é importante ter um site corporativo?

Ao contrário das redes sociais, que mudam constantemente seus algoritmos (para manter os usuários cada vez mais imersos em seu conteúdo), qualquer alteração no seu site é feita por você e sua equipe. Ou seja, seu controle está na ponta dos dedos.

Claro, sites também podem sofrer alterações de algoritmo, assim como o Google, mas um site bem estruturado, responsivo e rápido com o conteúdo certo, os impactos são reduzidos. Saiba mais abaixo.

Agrega mais confiança

Você não pode garantir que seu público confiará na portaria remota se você não tiver um endereço de Internet próprio.

As redes sociais são uma ótima opção para quem deseja acesso rápido e barato. Porém, isso pode ser visto de forma negativa, pois qualquer pessoa pode criar uma página sem problemas, sem nenhuma informação sobre produtos e serviços.

Em um site empresarial, o público vai ter acesso a dados completos e relevantes sobre o seu negócio, que só estarão ali uma vez publicadas com dados cadastrais reais.

Com este simples e importante passo, todos terão uma imagem positiva da empresa de limpeza, vão querer visitar o site com mais frequência e, assim, fechar mais negócios.

Mais fácil de encontrar na web

Pode parecer estranho pensar assim, já que a vantagem das redes sociais está justamente na praticidade de fazer sua marca circular na web.

A verdade é que um site para negócios que segue as táticas de SEO é mais provável de ser encontrado na internet. Criar um blog dentro do site da empresa é fundamental nessa abordagem.

Investimento seguro

Cabe ressaltar que a tendência dos algoritmos de mídia social é divulgar cada vez mais conteúdo pago.

Isso faz com que a empresa pirômetro digital só consiga manter a atenção investindo dinheiro continuamente em publicidade.

Com um site, é possível obter resultados positivos com menos investimento. Por meio de estratégias de SEO e produção de conteúdo relevante, é possível alcançar excelentes classificações nos mecanismos de busca e mais tráfego orgânico.

Permite conhecer a persona

Ao entender melhor seu público e as personalidades que você produz, você obterá insights sobre as principais questões e conteúdos com os quais ele se importa.

A partir desta análise periódica dos conteúdos mais vistos e discutidos, você pode refinar sua estratégia de marketing de conteúdo e gerar mais valor.

Tópicos mais visualizados, palavras-chave mais buscadas e origem dos visitantes que chegam à sua página são métricas de grande importância para entender como continuar gerando valor.

Possibilita gerir o conhecimento

Mesmo em uma pequena empresa, gerenciar o conhecimento que os funcionários acumulam não é uma tarefa fácil.

Às vezes a quantidade de informação é alta e, principalmente quando se trata de funcionários de longa data, é muito fácil perder alguma coisa.

Para evitar que dados importantes sejam esquecidos e, sobretudo, para criar conhecimento para esses profissionais e fomentá-los em toda a equipe, é importante que uma empresa tenha um portal oficial, com acessos internos.

Nele é inserido todo o conteúdo hospedado por cada colaborador, o que permite uma gestão eficiente desse conteúdo e também facilita o acesso de todos.

Especialmente para empresas especializadas em proteção radiológica, manter os dados armazenados pode ajudar os funcionários a ter mais segurança na execução de determinadas atividades.

Torna a tomada de decisões melhor

O conhecimento armazenado no portal corporativo é crucial para a tomada de decisões de negócios. Essas plataformas são verdadeiras redes de pesca que colhem uma infinidade de dados capazes não só de indicar se todas as estratégias estão dando certo, como também traçar o perfil comportamental dos clientes.

Com os dados obtidos, os líderes podem construir a melhor estratégia, levando em consideração seus pontos fortes e fracos. Tais estratégias vão desde o administrativo e marketing até a dinâmica das empresas.

Esse conhecimento permite que a empresa entenda seus concorrentes, em quais aspectos pode investir para se tornar referência nas áreas em que atua e também quais erros precisam ser corrigidos – e corrigi-los para que não seja ultrapassado por outros.

As informações disponíveis no site também permitem que a empresa crie estratégias para melhorar a experiência dos colaboradores, tornando-os mais produtivos e satisfeitos.

Quanto maior o comprometimento, mais relevância a empresa alcança, o que a torna referência no mercado em que atua.

6 erros mais comuns em sites

Na hora de se destacar no mundo online, os profissionais de marketing podem cometer alguns erros comuns, mas sérios.

Vamos dar uma olhada em quais são os seis erros mais comuns e como corrigi-los.

  1. Sites difíceis de encontrar

Para que os clientes descubram seu site, eles devem primeiro encontrá-lo. Isso requer uma estratégia de busca e indexação.

Assim, é necessário ter disciplina para atualizar e gerenciar as variáveis ​​de busca e indexação.

Envie regularmente páginas da web sobre tinta epóxi preço para os mecanismos de pesquisa.

Gerenciar palavras-chave, meta descrições, editar textos repetitivos, trabalhar o contexto e o conteúdo faz parte da otimização eficaz para mecanismos de pesquisa.

  1. Site não responsivo

Um site responsivo é um site projetado para ser adaptável a diferentes resoluções de tela. Em outras palavras, o layout e o conteúdo se adaptam automaticamente às resoluções de:

Um site mobile, que geralmente usa até mesmo um subdomínio para designá-lo, é a página que foi projetada para exibição em tablets e smartphones.

O layout, os recursos e o conteúdo são projetados para serem acessíveis nesses dispositivos, o que é muito importante nos processos atuais.

Lembre-se que 99% dos brasileiros acessaram a internet em 2019 com celular. Desses, 58% só acessam com ele. Ou seja, não ter um site responsivo ou mobile é um problema sério.

O seu site deve estar presente no dia a dia dos usuários, independentemente de onde eles estejam ou de qual dispositivo esteja acessando.

  1. Falta de planejamento

Este é um aspecto que tem muitas abordagens. Quando falamos em falta de planejamento, estamos nos referindo à falta de um plano para criar um site, considerar qual seria sua proposta, os recursos que ele deve conter, detalhes de operação e manutenção.

Criar e manter um site que cresce progressivamente exige planejamento, não devendo ser tratado como mero acaso.

Planejar, de um ponto de vista muito simples, consiste determinar quem faz o quê, por que faz, como faz e quando faz – em relação às ferramentas e profissionais. Além disso, é preciso ter propósito, objetivo, controle e gestão.

Sem nenhum desses aspectos definidos, as empresas de plataforma elevatória preço tendem a ter resultados abaixo da expectativa.

  1. Estruturas e conteúdos que ignoram dados

Planejar o crescimento de um site de acordo com as expectativas digitais, para atrair e converter leads, é um passo a ter em conta em todos os projetos.

A atitude fundamental para isso é se planejar para a implementação de ferramentas que possibilitem a análise de dados e a tomada de decisões informadas por eles.

Sem uma nova ferramenta de análise, você não poderá analisar o desempenho real do seu portal e os resultados que ele gera dia após dia.

Para tanto, basta pensar na importância das métricas nos negócios. Sem elas é praticamente impossível saber se as estratégias estão funcionando, certo?

O mesmo vale para sites na internet.

 

  1. Não focar na persona

Mesmo que na última atualização você já tenha usado palavras-chave para indexar conteúdo sobre administração de condomínios, é sempre bom revisar novamente.

Com alterações no design, estrutura e formato, por exemplo, pode fazer sentido colocar mais ênfase em ilustrações ou vídeos e reduzir a quantidade de texto.

Ou, dependendo da sua estratégia de negócios, você terá que reescrever todo o conteúdo para novos tempos e novos objetivos.

Quando falamos de marketing de conteúdo, queremos enfatizar a importância de ter uma persona bem definida. Esse é o ponto de partida de qualquer estratégia digital, principalmente para um domínio corporativo.

Se a sua empresa não tiver a definição certa do perfil ideal do cliente que deve atrair, terá dificuldade em obter bons resultados.

  1. Páginas com muitas tipografias

Este erro ocorre frequentemente em sites de desenvolvedores iniciantes, ou mesmo não desenvolvedores.

Isso porque existem plataformas prontas para uso no mercado que oferecem uma ampla gama de opções de fontes gratuitas, que podem ser de interesse dos criadores de páginas.

Essa combinação acaba produzindo resultados visuais negativos, como uma fonte para títulos, outra para subtítulos e uma terceira para o corpo do texto.

Como resultado, há variações de fontes e estilos que, em vez de atrair, afastam os usuários.

Por isso, tente usar menos fontes na hora de anunciar os brindes personalizados e altere estilos apenas quando realmente necessário, como para destacar um elemento importante da página que você deseja que os visitantes notem.

Sabendo dessas dicas e práticas bem vistas no momento de desenvolver o site, é possível criar uma página atrativa e intuitiva ao usuário, bem como bem avaliada pelos algoritmos, promovendo mais oportunidades ao negócio.

 

Use ferramentas de análise de sites

 

Um fator crucial para o sucesso de um site é o seu desempenho. Isso quer dizer, ter qualidade nos seguintes fatores:

Esses fatores são levados em consideração pelo google na hora de atribuir relevância aos domínios na hora de posicioná-los nas páginas de busca.

Para saber se esses elementos do seu site estão de acordo com o que se espera de uma boa página, algo interessante é utilizar ferramentas de análise.

Existem no mercado diversas opções de plataformas que analisam os fatores listados acima e ainda mais.

Essas plataformas analisam desde elementos do SEO, mapear o comportamento dos usuários, relevância do site na web, entre outros.

Como você pode ver, existem uma infinidade de opções de análise de sites. A escolha de um ou de outro vai depender dos seus objetivos e do que você precisa analisar mais a fundo.

Vale ressaltar que é possível usar mais de uma plataforma para analisar aspectos diferentes.

Além disso, é importante lembrar que algumas das alternativas disponíveis são pagas. No entanto, existem outras plataformas gratuitas que oferecem recursos completos para a análise do seu site.

Cuide da sua casa

É importante sempre manter em mente que os sites são a casa da sua empresa tanto quanto prédios e escritórios. São nessas páginas que estão todas as informações mais relevantes para os seus clientes e são a porta de entrada para uma nova clientela.

 

Quando um site não está bem apresentável e não obedece às boas práticas e as normas da internet é como se a sua empresa não estivesse sendo ética e responsável.

 

Uma boa página na web está intimamente ligada à imagem das organizações e, assim, as reputações.

Sendo assim, não meça esforços para construir um site atraente e que siga todas as dicas listadas acima. Além disso, procure mantê-lo sempre atualizado de acordo com as tendências do momento.

 

Assim como ambientes físicos, os sites também precisam ser repaginados. Caso contrário, correm o risco de ficarem ultrapassados e perderem a boa reputação online.

Para isso, conte com o auxílio de profissionais capacitados para não só desenvolver sites  funcionais e visualmente bonitos, mas também, para dar todo o suporte técnico necessário em caso de problemas com servidores, por exemplo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Alguma duvida sobre os serviços ?

Para contratar nossa empresa , entre em contato conosco.

Fale Conosco
X