Como construir autoridade no mundo digital em 2021 – 7 dicas

Você já se viu como uma autoridade no mundo digital?

 

Isso é possível. E o Marketing Digital que está ganhando mais espaço e adeptos, pode ajudá-lo nisso. Entretanto é uma atividade que requer pesquisa e estudo para acompanhar suas transformações rápidas.

Da noite para o dia, você pode se tornar uma estrela com um vídeo viralizado ou pode ser cancelado permanentemente. Então, todo cuidado é pouco.

Quando se trata de ser uma autoridade em Marketing Digital você deve considerar alguns pontos que podem ser decisivos para ampliar e melhorar sua performance ou encerrar sua carreira precocemente.

 

Sete dicas para construir autoridade no mundo digital

 

Quando procuramos algum produto para comprar ou serviço, normalmente, pesquisamos no Google qual empresa oferece as melhores condições para fecharmos um negócio. É aqui que entra o profissional do Marketing Digital: ele é o construtor dessa marca e o que escreve pode ser a diferença entre as conversões ou não.

Por isso, é importante se ter em mente alguns elementos-chave na hora de representar alguém ou uma marca na internet.

 

Abaixo você encontra sete indicações para facilitar e melhorar sua performance na web:

 

  • Público-alvo: tendo definido o nicho de mercado em que você atuará, foque em conhecer o seu público-alvo. Por exemplo: se você representa uma marca de produtos para gamers, procure saber ao máximo o que essas pessoas querem. Isso não significa ter mais do que precisa em seu site. Objetividade e facilidade na navegação são diferenciais.

 

  • Conheça sua persona: a persona tem um papel muito importante nesse jogo. Apostar em sua criação pode ajudá-lo a acessar o cliente com mais proximidade, saber quais são seus desejos e suas necessidades também.

 

  • Esteja presente em várias redes sociais: esse é um grande trunfo para os negócios hoje, especialmente, com a união entre as diferentes redes sociais que permitem o compartilhamento rápido de informações. Lembre-se porém de utilizar a linguagem apropriada em cada uma delas. O LinkedIn, por exemplo, exige mais formalidade do que o Instagram.

 

  • O Marketing de conteúdo é o rei!: esse pode ser o maior desafio para quem deseja se tornar uma autoridade já que demanda tempo e pesquisa, mas tende a ser também seu maior aliado. Atualmente, entre 10 empresas, 7 possuem um blog no qual oferecem a seus clientes conteúdos relevantes sobre seu produto. Isso pode ser muito útil em pesquisas já que o algoritmo do Google cria links com as marcas mais procuradas em determinados assuntos. Investir aqui pode fazer toda diferença.

 

  • Invista em conteúdos originais: pode parecer exagero, mas não é. O Google dá boas vantagens no ranqueamento de pesquisas cujo conteúdo seja original, então estude, pesquise e crie sua própria identidade não apenas nos negócios, mas nas matérias e temas que oferecerá em seu blog/site.

 

  • Destaque-se com as técnicas de SEO: essas técnicas de Otimização para Sites de Busca podem auxiliar o crescimento do seu negócio em ferramentas de busca diversas, incluindo o Google. Vale muito a pena conhecer e aplicar esses conceitos para se obter a autoridade desejada.

 

  • Não subestime o e-mail marketing: algumas empresas tendem a desvalorizar a chamada lista de e-mails, porém elas podem ser decisivas quando se deseja criar e converter leads. Oferecer e-books curtos, vídeos com dicas ou webinars e lives ao vivo através dessa ferramenta pode trazer um público fiel para seu site que compartilhará suas informações com amigos em maior número do que se imagina.

 

Observando todas essas dicas, investindo nelas e prestando atenção ao fluxo das informações que você dissemina na internet, com consistência e persistência você alcançará o nível de autoridade em Marketing Digital que sempre sonhou.

Porém, sempre é bom ter cuidado. Com ondas de fake news espalhadas pela web é necessário que você esteja atento aos sites em que busca os temas para seu blog, ao que supostas autoridades dizem sobre assuntos diversos e como essas idéias impactam o público em geral. Como dizia o filósofo: de boas intenções o inferno está cheio. Então, foque no que você quer sem descuidar do que não deseja para seu negócio.

 

Como iniciar no Marketing Digital?

 

Cursos sobre o tema estão em franco crescimento na web, alguns são muito bem recomendados apesar de precisarem de um investimento alto, especialmente, para quem está iniciando. Mas, há alternativas que podem ajudá-lo a dar o pontapé inicial sem ter que gastar tanto no começo.

Você pode muito bem iniciar trabalhando como digitador de marketing online, sendo extremamente fácil justamente para quem não tem experiência na área. No site da Reportei você encontrará algumas empresas bem conceituadas em marketing digital para diferentes nichos de negócios que poderão apoiá-lo com conteúdo interessante e bem feito, assim você ganha tempo enquanto vai colocando em prática seus conhecimentos e gerando conversões para seu próprio serviço/produto.

 

Ano novo vida nova, apesar da pandemia

 

A pandemia continua e a tendência é que o Marketing Digital permaneça sendo uma ferramenta importante para todas as atividades inseridas na web, então acompanhar as mudanças nas questões relacionadas a esse tipo de marketing será fundamental para aqueles que quiserem se manter como autoridade nos negócios em geral.

É provável que você precise dedicar-se um pouco mais, mas tenha certeza de que todo esforço será válido quando seus números começarem a crescer e o seu conteúdo se tornar altamente relevante. Há treinamentos como o Profissão Home office que mostram um passo a passo de como crescer de forma autônoma no mundo digital.

Entre essas novas aplicações, observe os formatos. Por exemplo, TikTok pode ser um canal forte para conteúdo em vídeos curtos e está bem cotado.

Outra possibilidade são as redes ‘de vendas’ sociais: redes com Pinterest que durante a pandemia, tornou-se uma grande vitrine de negócios de e-commerce.

Continue perseverando nas técnicas de SEO, invista em análise de dados para compreender os impactos que você tem gerado e refaça o que não tem funcionado bem. Para isso, empregue tempo também em um bom plano de marketing digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *