Criação de sites Goiania
Falar conosco! site do whatsapp

UX Design – 5 pontos de atenção para seu site

Mais de 10 anos no Mercado!

Na hora de criar um novo site é essencial pensar na harmonia entre a exposição do conteúdo e a funcionalidade dos componentes de interação.

E esse é um dos objetivos do UX Design (userexperience), que é uma área totalmente voltada para oferecer uma ótima experiência para as pessoas que acessarem o site, e fundamental para alavancar conversões e permanência do visitante na página acessada.

Confira nesse artigo, 5 pontos importantes que você deve considerar na hora de desenvolver páginas da Internet que tenham visibilidade, sejam funcionais, e proporcionem uma navegação agradável para o usuário.

1 – Desenvolva um site responsivo

Atualmente, um grande número de pessoas já estão acostumadas a usar os aparelhos celulares para realizar diversas atividades.

Por isso, já é esperado que os sites sejam desenvolvidos de forma a se adaptar a qualquer tipo de aparelho, ou seja, é importante que o site funcione bem em telas grandes como as dos monitores dos computadores, ou em telas pequenas como as dos aparelhos smartphones.

A forma mais simples e segura para os desenvolvedores de criar um site responsivo é seguir as técnicas da responsividade.

Afinal, é por meio delas que os sites vão conseguir se moldar e realizar as alterações necessárias para abrir em qualquer tamanho de tela.

Fazendo isso, você evita perder clientes ou fazer com que eles tenham uma má experiência ao acessar o seu site. A ideia é que o visitante fique o máximo de tempo possível navegando nele e encontre de forma fácil o que esta procurando.

Basta pensar que não é nada legal entrar em um site pelo celular e ter que ficar ampliando a tela para poder ler alguma informação.

E vale ressaltar que sites de buscas como o Google levam em consideração se o site é responsivo na hora de coloca-lo nas primeiras páginas de resultado de busca.

Dificilmente o Google irá indicar uma página que não esteja adaptada para esses dispositivos. Inclusive plataformas que priorizem o acesso mobile vem ganhando vantagem em posições nas buscas quando feitas por celular.

 

2 – Faça escolhas simples e funcionais

Muitas pessoas erram na hora de criar sites por querer inovar demais e trazer muitas informações e itens diferentes para a pagina.

É válido lembrar que existem determinados padrões que os usuários esperam se deparar ao acessar um website.

Por exemplo, é comum encontrar no fim da página principal os dados da empresa, bem como endereço e telefones de contato.

Também é normal existir um campo de busca para localizar categorias, produtos e serviços.

Querer mudar muito esses padrões pode dificultar a navegação das pessoas na sua página e consequentemente fazer com que elas busquem sites com modelos mais conhecidos.

Fazer escolhas simples e funcionais na hora de desenvolver um site é a melhor opção para os desenvolvedores.

 

Quer saber outras dicas sobre UX? Acesse agora mesmo o post sobre o que é UX Design.

 

3 – Faça um estudo do público alvo do site

Conhecer o público alvo da empresa para qual o site será desenvolvido é uma etapa muito importante da construção.

E para conseguir fazer isso você pode realizar pesquisas e descobrir respostas que serão fundamentais para saber o que deve ser inserido no site.

Veja algumas sugestões de perguntas que podem ser de grande ajuda para saber um pouco mais sobre as pessoas que gostam do seu produto/serviço:

Diante dessas respostas você poderá pensar em quais informações, categorias e imagens não podem faltar no site.

4 – Gere conteúdo claro e objetivo

Para que as pessoas que acessam o site fiquem interessadas, é importante que nele exista um conteúdo de fácil assimilação. De nada adianta ter um site cheio de conteúdo que ninguém entende.

As pessoas procuram por objetividade e quando fazem uma busca em um site esperam encontrar o que procuram rápido.

Por isso, tenha em mente que para desenvolver um site com bom UX Desgin você deve trabalhar com conteúdos claros e objetivos, de modo que navegar no site não se torne uma tarefa cansativa.

5 – Utilize botões de chamadas (Call to action)

Os botões call to action tem o objetivo de fazer com que o usuário tome alguma decisão dentro do site. Por exemplo: o botão pode dizer “entre em contato agora com um de nossos vendedores” ou “confira as novidades agora” ou ainda “saiba mais”.

Para esse tipo de chamada é interessante utilizar cores atrativas e criar um design diferente para o botão, de modo que chame a atenção.

Mas lembre-se de acompanhar as cores do seu site para não atrapalhar o design geral do site.

De forma geral, esses botões são muito efetivos para concretizar vendas ou proporcionar a comunicação direta entre o visitante do site e a empresa.

Essa foram algumas dicas de um apanhado geral e mais básico, já que o assunto é profundo e exige bastante estudo para uma compreensão maior.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil e possa te ajudar em algumas decisões de de UX para o seu website.

Até a próxima.

Alguma duvida em criação de sites Goiânia ?

Para contratar nossa empresa para efetuar a criação de sites em Goiânia, entre em contato conosco.
Telefone Para Criação de websites (62) 98569-0961

Fale Consoco
X