4 segredos sobre desenvolvimento de produto

Não há como negar que o processo de desenvolvimento de produtos é cheio de segredos e isso vale para o setor de calçados, de escova de vedação ou qualquer outro. Portanto, se está na indústria, é imprescindível que os conheça.

E a partir de agora, é hora de revelar tudo isso e mais! Pois falaremos a respeito do que é um produto (que parece óbvio, mas é difícil de ser definido) e muito mais! Então, continue com a gente!

Qual a definição de produto?

A palavra pode ter vários significados diferentes, isso dependerá do contexto pela qual é usada. No entanto, a definição mais comum diz respeito a algo que é produzido ou fabricado para ser vendido como uma solução para uma necessidade, anseio ou desejo de um consumidor.

Ou seja, um terminal elétrico é um produto, um e-book também é, assim como uma bola de futebol, só para citar alguns exemplos. Mas vamos a outros logo abaixo:

  • Produtos físicos: tais como eletrônicos, brinquedos, roupas, alimentos, entre outros;
  • Produtos digitais: tais como aplicativos, softwares, jogos eletrônicos, entre outros;
  • Serviços: tais como serviços de consultoria, treinamento, hospedagem, entre outros.

Quais os 4 segredos sobre desenvolvimento de produto?

Dentre os principais segredos sobre desenvolvimento de produto temos a compreensão do público, bem como sua simplicidade de uso, uma equipe bem preparada e ajustes contínuos. Mas explicaremos eles agora:

  • Compreensão de seu público-alvo: É crucial entender as necessidades, desejos e comportamentos de compra de seu público-alvo antes de começar a desenvolver um produto. Por exemplo, se quiser desenvolver algo no setor de caldeiraria e montagem industrial deverá pensar em fazer pesquisas de mercado, entrevistas com clientes em potencial e analisar os dados que já tem;
  • Priorização de simplicidade e usabilidade: Produtos bem-sucedidos são fáceis de usar e compreender (intuitivamente você saberá tudo, sem ao menos ler o manual de instruções);
  • Contar com uma equipe multidisciplinar e treinada: O desenvolvimento de produtos bem-sucedidos passa pelo envolvimento de uma equipe de especialistas de vários campos. 

Tais como design, engenharia, tecnologia da informação, comunicação e vendas, só para citar alguns. É importante ter uma equipe equilibrada que possa trabalhar junta para atingir seus objetivos;

  • Teste e ajuste contínuos: O desenvolvimento de produtos nunca é uma tarefa concluída. É importante testá-lo ao longo do tempo, sendo ajudado pelo seu público-alvo e moldando-o de acordo com os resultados para garantir que esteja atendendo às necessidades do mercado.

Quais os produtos mais vendidos na internet em 2022?

  • Eletrodomésticos: Entra ano e sai ano, mas os eletrodomésticos permanecem no topo da lista. Geladeira, máquina lava e seca, cooktop de indução e fritadeira air fryer foram alguns dos mais procurados. Imagine os valores gastos e os segredos enquanto as empresas os desenvolviam;
  • Cursos e infoprodutos: Se você está na internet e não recebeu nenhum e-mail sobre infoprodutos, é porque pesquisa coisas extremamente específicas. Desde o início da pandemia a demanda por cursos e infoprodutos aumentou cerca de 200%. Dentre os itens, temos: videoaulas, e-books, webinars, consultorias e clubes de assinaturas que vão de vinhos a livros;
  • Notebook: O trabalho remoto aumentou a procura e, consequentemente, as vendas de notebooks. Mas não para por aí, já que os computadores pessoais (com CPU, mouse e teclado ‘separados’) e maior poder de processamento, também recebeu atenção;
  • Itens para escritório: Cadeiras, escrivaninhas, produtos referentes à área de papelaria. Tudo isso se encaixa por aqui;
  • Fone de ouvido Bluetooth: O mundo não precisa de fios de 3, 4 ou 5 metros quando o bluetooth está presente. Tudo isso é um incentivo para as empresas de tecnologia invistam cada vez mais nesses conceitos. 

Isso acabou criando uma demanda por fones de ouvido bluetooth e a diminuição desses valores. Há pesquisas que mostram que haverá um crescimento desses produtos de mais de 10% ao ano até 2025;

  • Celular: Não vivemos mais sem smartphones, certo? Eles são tão importantes quanto a instalação de painéis elétricos dentro dos condomínios residenciais. Só no Brasil, eram mais de 200 milhões de aparelhos ativos em 2021 segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e seguirá crescendo. 

Outros itens referentes ao setor, como películas de proteção, capinhas, suportes, carregadores portáteis e etc. também apareceram.

Se for desenvolver um produto, fique atento a todos esses detalhes pontuados e, a partir disso, avalie dialogar apenas com as pessoas que têm plena confiança. Já deve ter escutado histórias de colaboradores que vazaram informações para outros concorrentes, não é mesmo? 

É a chamada espionagem industrial e um dos fatores primordiais para os segredos serem tão bem guardados assim.

Gostou do conteúdo sobre os 4 segredos sobre desenvolvimento de produto? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?