Criação de sites Goiania
Falar conosco! site do whatsapp

COBIT: O que é, Como funciona e seus benefícios

Tudo precisa de planejamento: desde escolher o melhor restaurante para almoços ou desenvolver a melhor estratégia para sua equipe. 

No entanto, seja no seu trabalho diário ou na sua empresa, você precisa tomar todas as decisões com bastante cautela e com base em dados, tanto quanto possível. Inclusive, o Cobit também é usado em diversas áreas militares.

Em um mundo tecnológico como o nosso, um bom gerenciamento de TI, é essencial para fazer escolhas decisivas. Entretanto, para isso ser possível, precisamos saber exatamente o que é o COBIT e o que ele faz em um determinado campo técnico. Se você não sabe o que esta sigla significa, não se preocupe. 

Em suma, o COBIT é uma metodologia voltada para a área de TI. Esse método, que existe há muitos anos, oferece uma estrutura para o desenvolvimento da tecnologia da informação e traz muitos benefícios. 

Agora, você está pronto para entender totalmente o COBIT e o que ele poderá fazer pela sua empresa, especialmente em termos de governança de TI? Por favor, continue lendo nossa postagem e tire suas dúvidas!

O que é COBIT?

COBIT é uma estrutura criada especificamente para o gerenciamento e governança de TI pela Associação de Auditoria e Controle de Sistemas de Informação. 

 

Também a organização é conhecida por meio da sigla ISACA, que vem do termo em inglês Information Systems Audit and Control Association. 

 

Ele segue os requisitos do Commite of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission’s Internal Control – Integrated Framework (COSO).

 

Vários especialistas em TI, recomendam o uso do COBIT para otimizar os investimentos do setor e permitir que os funcionários usem os melhores recursos técnicos. 

 

O objetivo é ter um impacto positivo no Retorno Sobre Investimento (ROI) por meio de um cenário mais estruturado. O escopo do negócio é irrelevante. 

 

A integridade e os atributos das informações estão relacionados a qualquer segmento de mercado e constituem a base para o crescimento, sustentabilidade e gestão do valor da marca. 

 

O objetivo do COBIT é integrar a tecnologia em toda a empresa para garantir qualidade e segurança. 

 

Implementar processos, mecanismos e estruturas para que a governança de TI se torne parte de toda a governança corporativa. Sua última versão é o COBIT 5, que recomenda a TI como uma área estratégica dentro da empresa. Sua diferença está na interação com outros métodos, como ITIL e ISO.

Como o COBIT funciona?

O COBIT atua aplicando diversas práticas de controle de informações, desde o planejamento até o monitoramento dos resultados. 

 

Além disso, em geral, o COBIT primeiro estabelece as melhores práticas de governança de TI alinhadas com os objetivos da empresa. A partir daí, o processo pode ser descrito, incluindo o monitoramento, planejamento e execução dos processos de TI. 

 

Também são estabelecidas metas de controle, que devem ser adequadas às necessidades de cada empresa. A avaliação de processos e modelos também é importante para a correção de não conformidades. 

 

Geralmente, as diretrizes de boas práticas podem ser utilizadas para auxiliar a gestão, ou seja, para facilitar a interação entre a delegação de tarefas e os processos de avaliação.

O que é COBIT 5

Agora que esclarecemos o que é o COBIT, vamos falar sobre sua versão mais recente. Desde a sua criação em 1996, passou por muitas atualizações. O mais recente – e o mais utilizado – é o 5. 

 

Desenvolvido em 2012, é integrado a recursos e quadros, como ITIL (Biblioteca de Infraestrutura da Tecnologia de Informação) e padrões relacionados à ISO (Organização Internacional de Padronização). A razão pela qual o COBIT 5 é tão popular é que ele pode reduzir o risco de implementação de TI. 

 

Isso porque sua framework permite a criação de uma cultura colaborativa na empresa, que usa serviços mais eficazes para atender os benefícios, necessidades e riscos dos programas de tecnologia da informação. 

 

Para tanto, segue cinco princípios básicos: aplicar um framework integrado; englobar toda a empresa; garantir uma abordagem abrangente para a tomada de decisões; identificar as necessidades da companhia e separar a Governança da Gestão de TI.

 

Além disso, esta nova versão traz um projeto de framework revisado e reorganizado. O COBIT 5 visa cobrir todos os principais aspectos da governança e gerenciamento de TI. 

 

Desta maneira, oferece princípios, modelos, ferramentas e práticas mundialmente reconhecidas para ajudar a criar valor e aumentar a confiança nos sistemas de tecnologia da informação.

Quais os benefícios do COBIT?

Embora o foco principal do COBIT seja a cooperação com a Governança de TI, também ele traz muitos benefícios para outras áreas da empresa. Quer saber o que são? Continue lendo e veja a lista que preparamos para você!

Aumenta a eficiência da área de TI

O COBIT tem o compromisso de atender às necessidades da empresa. Desta maneira, as mudanças nos processos internos podem ser continuamente atualizadas e aplicadas segundo necessário para otimizar os processos internos. 

 

Isso significa que quando as práticas e os investimentos não trazem bons resultados para a empresa, eles serão excluídos, substituídos ou mesmo modificados. Portanto, a eficiência do departamento de TI, é garantida.

Cria uma linguagem em comum

Outro setor que poderá se beneficiar das diretrizes do COBIT é o de comunicação. Isso porque cria uma linguagem comum para o trabalho e o diálogo entre executivos, gerentes e profissionais de TI. 

 

As audiências, reuniões e avaliação de resultados podem ser realizadas de maneira eficiente e rápida.

Melhora a segurança da informação

À medida que as melhores práticas e métodos de controle estabelecidos por meio do COBIT se espalham, a segurança só pode ser melhorada. 

 

Isso porque a adoção dessas rotinas reduz o risco de problemas relacionados ao vazamento de dados internos da empresa, por exemplo. Desta forma, o risco de ver as informações suas ou de seu cliente vazarem será reduzido.

Otimiza os investimentos em TI

Graças às ferramentas e práticas recomendadas por meio do COBIT, os gestores podem ter uma compreensão mais ampla do negócio e do impacto da tecnologia da informação na empresa. 

 

Isso ajuda a avaliar melhor o departamento de TI e a tomar decisões mais decisivas. No entanto, o COBIT ajuda a identificar melhorias, vulnerabilidades, potenciais e lacunas que precisam ser corrigidas.

Alguma duvida sobre os serviços ?

Para contratar nossa empresa , entre em contato conosco.

Fale Consoco
X