Criação de sites Goiania
Falar conosco! site do whatsapp

Como a Tecnologia 5G pode ajudar as Empresas?

Mais de 10 anos no Mercado!

A sociedade tem esperado a chegada da rede 5G, pois a promessa feita é que essa nova geração de internet traga muitos benefícios para a rotina de toda a sociedade.

Muitos podem acreditar que a tecnologia 5G só vai beneficiar a internet móvel no quesito velocidade. Mas além disso, ela terá influência sobre a Internet das Coisas e sobre a Inteligência Artificial.

Mas será que as empresas estão preparadas para a chegada desta nova tecnologia? Como a 5G ajudará, de fato, essas empresas?

O que é a tecnologia 5G?

A tecnologia 5G é a próxima geração de tecnologia de rede sem fio. Ela vem para potencializar a atual rede 4G. A mesma será um passo positivo e importante para vários aspectos da empresa, seja na agilidade de seus negócios ou mesmo na organização das finanças.

 

O objetivo principal é aumentar a velocidade e permitir um maior número de conexões simultâneas sem prejudicar a qualidade. Ou seja, a tecnologia 5G promete uma cobertura bem mais ampla e eficiente com transferência maior de dados.

 

A rede 4G pode chegar a 33 Mbps de velocidade, em média. Já a tecnologia 5G, espera-se que a velocidade entregue seja 50 a 100 vezes maior. Calcula-se que a 5G atinja até 10 Gbps.

 

Quando a tecnologia estará disponível no Brasil?

Acredita-se que o 5G só estará disponível no fim do ano de 2021 ou início do ano de 2022. Mas já existem testes sendo encaminhados.

 

Um dos grandes impeditivos para o funcionamento imediato desta tecnologia é a interferência na frequência dos sinais das televisões abertas, pois a tecnologia 5G utiliza estas frequências.

 

Para isso, será feito um leilão de novas frequências a serem utilizadas pelo 5G e assim determinar quais serão as empresas que vão operar nesta nova rede. 

 

O leilão era para ter acontecido no ano de 2020, mas a pandemia atrasou ainda mais o processo.

 

Quais serão os segmentos do mercado mais impactados?

Alguns segmentos do mercado sofrerão um impacto maior com a tecnologia 5G. Vejamos:

 

Essa tecnologia vai aumentar e melhorar o processo de produção de materiais complexos. Ela trará uma maior cooperação nas cadeias de produção.

 

A rede 5G vai possibilitar a criação de cidades inteligentes, ou seja, uma cidade onde os serviços são mais eficientes utilizando a tecnologia.

 

Através de recursos tecnológicos será possível melhorar a segurança, a mobilidade urbana e os serviços prestados à população.

 

A nova tecnologia contribuirá para a ampliação do acesso a uma saúde melhor e mais qualificada. Ela permitirá uma visão mais integrada dos pacientes e melhora a eficiência da gestão das unidades de saúde. Será possível monitorar pacientes através de recursos à distância.

 

As videoconferências e chamadas de vídeo terão mais estabilidade. Isso favorece o home office e as interações da empresa com colaboradores, fornecedores e clientes.

 

Através da internet das coisas e de uma rede mais estável nas áreas rurais, será possível aumentar a produção do agronegócio. E sem esquecer da qualidade e da sustentabilidade.

 

Quais os maiores benefícios do 5G?

A inovação de recursos facilitará inúmeras atividades do dia a dia de uma empresa, principalmente no atendimento ao cliente e nas operações de rotina.

 

Veja alguns deles:

O número de aparelhos conectados poderá ser bem maior, porém não compromete a velocidade e nem a qualidade do sinal. Será possível realizar download de filmes, por exemplo, em menos de um minuto.

Mesmo com um número maior de conexões, haverá uma maior estabilidade, evitando as constantes quedas, comum na rede atual. Isso afetará, principalmente, as operações que acontecem em tempo real.

A rede 5G vai funcionar muito mais veloz que a atual e os robôs não terão que armazenar seus registros em uma memória interna ou externa, podendo ser salvo em armazenamento em nuvem.

 

Isso amplia o compartilhamento de dados em tempo real e aumenta a eficiência e a produção das máquinas através do controle de Inteligência Artificial.

A segurança de dados e informações é outra grande vantagem da rede 5G. O armazenamento em nuvem possui um protocolo de segurança bem mais avançado, dificultando vazamento de informações e invasão por terceiros.

Máquinas inteligentes, ou seja, movidas por uma inteligência artificial ou por internet das coisas, terão o tempo de resposta otimizado, ou seja, responderão muito mais rápido.  Isso reduz as perdas e personaliza todas as demandas.

A rede de tecnologia 5G trará grande impacto na experiência do cliente, pois ela proporcionará uma melhoria na comunicação, o que garante um atendimento bem mais ágil e eficiente.

 

Além disso, as análises dos dados de venda serão mais rápidas e inteligentes, podendo assim entender a real necessidade do cliente. Isso proporcionará uma estratégia de vendas mais personalizada.

 

Descubra: por que uma empresa precisa de um design de site responsivo?

A Internet das Coisas permitirá que qualquer objeto se comunique com sistemas ou outros aparelhos a partir de uma rede sem fio. 

 

A conexão de celulares, câmeras, televisores, entre outros, faz parte da Internet das Coisas.

 

Isso trará economia, praticidade e eficiência.

 

Como foi possível notar, a rede 5G impactará grandemente a vida das empresas. Ela facilitará as conexões e permitirá uma melhoria na performance de toda a empresa. Por isso, o ideal é que todas empresas já se preparem para recebê-la e para tirar o melhor proveito de suas vantagens.

Alguma duvida em criação de sites Goiânia ?

Para contratar nossa empresa para efetuar a criação de sites em Goiânia, entre em contato conosco.
Telefone Para Criação de websites (62) 98569-0961

Fale Consoco
X