Criação de sites Goiania
Falar conosco! site do whatsapp

Vendas e-commerce: saiba por onde começar

Para quem possui uma empresa, essencialmente uma que trabalha com vendas, ou está pensando em iniciar um novo negócio no setor comercial ou varejo, é fundamental entender a importância do e-commerce para obtenção de lucro, crescimento e evolução dentro de um mercado tão saturado.

Todos os anos novas situações surgem no mercado empresarial. Novas tecnologias, inovações, desenvolvimento de processos, entre outros aspectos que impactam diretamente em como as empresas se portam perante seus concorrentes.

O e-commerce é um exemplo dessa situação. Nos últimos anos, esse conceito, que debatermos mais a fundo o que é, vem se tornando essencial para que as empresas consigam expandir seus negócios e melhorar seu rendimento.

O que é e-commerce?

Para começar, é importante entender o que é sobre o que se trata o e-commerce. Para simplificar, podemos dizer que o e-commerce são os negócios que uma empresa possui no meio digital, ou seja, uma loja virtual, por exemplo.

Além disso, vale destacar que e-commerce se refere às vendas que são realizadas nessa plataforma, bem como as transações financeiras são efetuadas de forma digital, diretamente na loja online, sem precisar ir até o local da loja física para finalizar uma compra, por exemplo.

Dessa maneira, quando um cliente quer realizar uma compra com a empresa que utilize o e-commerce da maneira adequada, ela pode efetuar esse processo em alguns cliques, sem sair da loja digital, com menos dificuldades e mais agilidade.

Importância do e-commerce

Com o avanço da tecnologia, essencialmente com o crescimento dos meios digitais, o e-commerce se tornou fundamental para os comércios. Atualmente, todas as grandes empresas que trabalham com vendas possuem esse tipo de negócio.

 

Assim como um sistema crm (Gestão de relacionamento com o cliente) pode trazer uma série de benefícios para o relacionamento com os clientes, o e-commerce pode impactar diretamente no crescimento da empresa, trazendo uma série de benefícios, tais como:

 

 

Sabendo os benefícios desta plataforma, bem como do uso de softwares organizacionais, como um crm gratis, é importante entender também como implementar um e-commerce da maneira adequada, passando por uma série de etapas importantes, que veremos na sequência.

Como implementar um bom e-commerce

Apesar de ser fundamental para o crescimento empresarial, montar uma boa estratégia da maneira correta no e-commerce não é fácil. São várias etapas e conceitos que precisam ser seguidos para atingir o objetivo desejado, assim como na elaboração de estratégias através do uso de crm plano.

Funil de vendas

O conceito de funil de vendas é fundamental para a efetivação de um e-commerce. Para quem não conhece, o funil de vendas se refere ao processo de vendas pelo meio digital, possuindo três etapas principais: Aprendizagem/descoberta (topo de funil) Reconhecimento do problema (meio de funil) e Decisão Ação (fundo de funil).

Essas três etapas definem os processos de compra e são fundamentais para a organização comercial de uma empresa.  Na primeira etapa, é o contato que o cliente tem com o e-commerce, ou seja, descobre a empresa e aprende sobre o que ela oferece. 

O meio de funil se refere a etapa em que o cliente reconhece o problema e precisa encontrar uma solução para esse problema, ou seja, precisa realizar uma compra. Por fim, é quando o cliente efetua a compra, se convertendo em lead. 

 

Conversão de leads

Um bom e-commerce tem como principal objetivo a conversão dos clientes em leads. Isso ocorre quando o cliente concluir uma compra. Para alcançar esse objetivo, a etapa que mencionamos anteriormente é fundamental. Após a conversão, é fundamental manter o controle de leads, fazendo com que esses clientes permaneçam fiéis à empresa.

 

Fidelização de clientes


Por fim, outro destaque importante do e-commerce é a fidelização dos clientes, ou seja, fazer com que eles se mantenham fiéis ao que a empresa oferece. Com essa fidelização, por meio de uma plataforma personalizada, atendimento de qualidade, controles intuitivos durante o processo de vendas, os clientes acabam voltando a comprar com o comércio.

 

Essa fidelização também é ajudada por conta de um sistema crm online free, visto que, ele permite gerenciar os dados dos clientes, entendendo as suas preferências, necessidades, desejos e gostos. 

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

 

Alguma duvida sobre os serviços ?

Para contratar nossa empresa , entre em contato conosco.

Fale Consoco
X