Como avaliar a eficiência de suas ações de marketing e ajustá-las para obter melhores resultados

Criar uma boa campanha de marketing é uma parte essencial para a evolução de qualquer empresa, é preciso saber moldar as melhores estratégias e entender melhor como é possível divulgar sua marca, seu produto e seu serviço de forma com que alcance o seu público de maneira eficiente, para isso, acima de tudo você deve entender melhor como estão indo as suas ações. 

É igual comprar alguns banheiros químicos para um evento, é preciso avaliar o número de pessoas, o porte e a estrutura do ambiente antes de solicitar o seu pedido, no marketing é a mesma coisa: antes de sair cortando suas campanhas ou apostando em novas estratégias, é preciso entender as ações atuais e ajustá-las para conseguir aproveitar o máximo delas. 

Uma campanha de marketing pode render muitos frutos para qualquer empresa, mas para isso, é necessário saber analisá-la e até mesmo, fazer ajustes que explorem o seu potencial completo, mas como executar essas ações?

No texto de hoje, nós vamos te ajudar a saber como avaliar a eficiência de suas ações de marketing e ajustá-la para obter os melhores resultados possíveis, bora conferir? Então vamos lá!

Porque avaliar a eficiência das ações de marketing é tão importante?

Muitas empresas e até mesmo profissionais de marketing vivem se perguntando quais são os motivos para poder avaliar a eficiência das ações, afinal, o que tem de tão importante em coletar esses dados? Como essa avaliação vai ser eficaz no seu desenvolvimento como um todo?

Bom, basta pensar em um navio ou em um avião, o piloto é claro, precisa saber para onde está indo, se está próximo do seu objetivo final e se a rota segue intacta durante o percurso, e é exatamente isso que acontece com as ações de marketing, avaliar a sua eficiência ajuda a entender melhor se o seu planejamento está ou não, seguindo o caminho correto. 

Entender melhor se você está seguindo rumo ao seu objetivo final, te ajuda a realizar mudanças durante o percurso, evitando que você perca dinheiro, tempo e outros recursos importantes, sendo assim, a avaliação é eficiente justamente para te colocar novamente na rota, fazendo você compreender sobre as suas ações de marketing e de fato, se elas estão ou não, trazendo resultados. 

Defina métricas

Agora que você já sabe a sua importância é hora de colocar a mão na massa, e o primeiro passo para isso é definir quais serão as métricas utilizadas dentro das suas ações, e isso vai depender muito do estilo das suas campanhas de marketing. 

Cada métrica serve para informar um dado diferente de acordo com cada campanha, em uma campanha de geração de leads, você pode querer saber o número de pessoas que viraram leads, o número de usuários que visitaram a sua página mas não converteram e até mesmo o custo de cada lead. 

Sendo assim, é necessário definir as suas primeiras métricas de acordo com o estilo das suas ações de marketing, são elas que irão fazer suas estratégias de fato funcionarem, como se fosse um inversor de frequência efetuando a rotatividade de um motor. 

Identifique os objetivos da empresa

O segundo ponto é a identificação dos objetivos da empresa, agora que você já tem as métricas é preciso definir qual resultado você espera de cada uma delas, no exemplo citado acima, talvez você busque uma média de 100 visitantes, com 10 leads e um custo de 1 real por lead, por exemplo.

Essas podem ser as suas metas comparadas as métricas definidas, então procure deixar seus objetivos bem claros e qual o valor que você espera de cada métrica que foi selecionada. 

Lembre-se de ser criteriosa e pés no chão, não busque fazer nenhuma loucura e procure por algo que realmente seja plausível para a sua empresa, não queira nada fora da realidade ou que, de fato, não possa ser totalmente concretizado. 

Colete dados

Com o seu planejamento feito em relação às métricas e objetivos é hora de começar a colocar a mão na massa, e para isso é preciso começar a coletar os dados que são gerados dentro das suas campanhas. 

Crie uma boa base de dados e comece a sua coleta em cada novo passo que as suas ações vão evoluindo, lembre-se de priorizar as informações consideradas mais relevantes de acordo é claro, com as métricas e objetivos já pré-estabelecidos. 

Os dados precisam ser muito bem polidos como se tivesse usado uma enceradeira de piso, e analisados com cautela e extremo cuidado, armazene preferencialmente em nuvem, e faça a conferência para saber se a sua coleta está realmente certa. 

Vale ressaltar que é possível utilizar ferramentas, softwares e recursos que te ajudem na coleta de dados. 

Crie relatórios

Com os dados em mãos, é hora de produzir os relatórios vinculados a eles, procure criar diferentes planilhas de acordo com as informações obtidas e deixe tudo muito bem didático e com uma ótima separação geral. 

Deixe seus relatórios totalmente completos, que sejam fáceis de serem visualizados, com um dashboard intuitivo e extremamente simples de manusear. 

Quanto mais claro e simples você for nessa parte, melhor será para a avaliação da eficiência e para a prática dos ajustes finais, por tanto, deixe todos os dados bem organizados. 

Ajuste suas ações de acordo com as informações coletadas

Por fim, é hora de começar a fazer de fato os ajustes e avaliar a eficiência das suas ações de marketing de acordo com tudo aquilo coletado, compare os números atuais com aqueles que tinha planejado lá no começo, e veja ponto por ponto, o que está dando certo ou errado. 

Caso você veja algum resultado que não esteja bom o suficiente realize mudanças condizentes com aquilo que você procura, vamos supor que o número de visitantes está baixo, então talvez tenha que mudar a segmentação ou criar anúncios mais atrativos, já se o número de conversões de lead estiverem baixos, pode ser um CTA ou um design menos atrativo, até a usabilidade da página ou o que está sendo ofertado. 

Ao identificar os problemas, fica muito mais fácil de criar soluções eficientes e que podem fazer toda diferença para ampliar seus resultados, lembre-se que essa é uma ação realizada de forma prévia, antes de você finalizar sua campanha.

Ou seja, antes de usar a seladora de embalagens, é preciso seguir todos os passos acima de maneira constante, procure avaliar a eficiência de forma frequente, e molde as suas ações conforme as suas necessidades. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *