Como maximizar os benefícios de um sistema ERP na gestão de estoque

Enterprise Resource Planning (ERP), esse é um sistema que tem revolucionado por completo as operações das empresas.

Enterprise Resource Planning, ou para os íntimos ERP, esse é um sistema que tem revolucionado por completo as operações das empresas e a integração em diferentes setores. Diversas áreas de uma corporação tem se beneficiado desse software, utilizando ele como forma de organizar seu empreendimento e melhorar toda a sua funcionalidade. 

Entre as áreas que mais usufruem desse sistema, podemos destacar justamente o estoque. Esse é um setor que acaba causando uma enorme dor de cabeça para grande parte dos empreendedores, porque possuem uma enorme dificuldade para reduzir a perda de produtos, evitar o excesso dentro do estoque e organizar para que não ocorram danos financeiros. 

Isso acaba se aplicando ainda mais em cenários de crise, onde é preciso ter uma gestão de estoque ainda mais aprimorada e funcional. Onde não se pode errar nem ao menos no uso da empacotadora automática, acredite, com um mercado competitivo, cada detalhe conta muito, e é preciso que o estoque seja organizado. 

Pensando nisso, no texto de hoje nós iremos mostrar os benefícios e como maximizá-los em um sistema ERP na gestão de estoque, bora conferir? Então vamos lá!

Inventário customizado e assertivo

Um estoquista sabe o quanto realizar o inventário é uma tarefa obrigatória na rotina de uma empresa. Ao mesmo tempo, ele também entende que essa é uma missão complicada ainda mais se for executada de maneira manual. Pesquisar todos os itens dentro de um estoque, e ordená-los pode ser extremamente trabalhoso, além é claro, de ter muitos erros durante a sua execução. 

Com o sistema ERP, é possível que os dados sejam automatizados fornecendo um inventário customizado e muito mais assertivo. Não precisando parar todos os processos para catalogar os materiais, atuando assim, de maneira muito mais fácil. 

Então para aproveitar melhor esse benefício, é preciso adicionar todos os itens do estoque dentro do sistema ERP e atualizá-los de forma regular. Os itens podem ser catalogados com leitores ópticos, tornando essa função muito mais facilitada e agilizando o processo como um todo.

Controle das entradas e saídas do estoque

Como anda o seu estoque? Quais produtos acabaram de chegar dentro dele e quais estão saindo? O fluxo dentro dessa área costuma ser constante e o seu controle é crucial justamente para evitar desperdícios ou excessos que são comuns dentro do estoque. 

O ERP, permite esse controle de maneira automatizada. A partir do momento em que você digitaliza esse segmento, fica muito mais fácil de registrar todo o fluxo dentro do seu estoque. Se tornando até certo ponto, uma tarefa automatizada. 

Sendo assim, a cada fita para acabamento em mdf vendida ou novo item adicionado, tudo já é computado dentro do sistema. Que te auxilia a entender melhor o fluxo de vendas ou de novas aquisições, e te permite ter um panorama aprimorado do que está acontecendo. 

Redução de imprevistos e gerenciamento de riscos

É natural que dentro do estoque, ocorram alguns imprevistos que acabam prejudicando a empresa. Seja em termos financeiros ou em qualquer outro aspecto, com o uso do ERP, esses imprevistos e os riscos são reduzidos.

Isso acontece porque é possível ter um entendimento completo sobre o estoque e seu funcionamento no geral. Coletar dados relevantes em torno dele e permitir com que você tenha um panorama completo sobre tudo, visto de vários ângulos diferentes. 

Sendo assim, você não deixa escapar nenhum detalhe e consegue se antecipar a possíveis riscos ou imprevistos naturais desse segmento. É possível entender de forma prévia, caso tenha algum contratempo como um produto próximo do vencimento, uma venda abaixo, ou uma data sazonal com um alto volume de um produto específico. 

Você tem todos os dados na palma da sua mão, e consegue ter acesso a todos os detalhes operacionais do seu estoque. Te auxiliando a entender seus riscos e fazendo com que não ocorram problemas.

Cálculo eficiente sobre pedidos personalizados e estoque mínimo

Estoque parado representa dinheiro parado, e cá entre nós, nenhuma empresa quer sofrer com isso, concorda? Mas acredite, é algo extremamente natural, que acontece em grande parte das grandes corporações e muito disso é por ausência de cálculos prévios e entendimento da personalização dos pedidos. 

Com o ERP, você consegue compreender de maneira prévia, quais produtos estarão em alta dentro do seu estoque, qual o mínimo que você deve ter dentro dele, quais os itens que são obrigatórios e por aí vai. 

Esse é um software capaz de medir as volatilidades, prever sazonalidades e capaz de entender os produtos mais vendidos e colocar tudo em uma balança, como tempo de reposição, consumo médio e outros fatores. 

Então, é possível ter um cálculo muito mais eficiente sobre o que está por vir, quais as informações mais relevantes e como efetuar o gerenciamento efetivo do estoque. Entendendo até mesmo os materiais necessários e o que você precisa para a confecção de envelopes personalizados e para o ampliamento e aperfeiçoamento dentro do seu estoque. 

Melhoria na relação com os fornecedores

Os fornecedores são um ponto determinante dentro de qualquer estoque, contar com bons parceiros faz com que você sempre tenha os produtos de acordo com a sua demanda e necessidade. Já fornecedores ruins podem acabar prejudicando a sua empresa. Com atraso nas entregas ou até mesmo a ausência de produtos, que podem acabar te deixando na mão e com um prejuízo relativamente alto. 

Com a utilização de um bom software ERP, você é capaz de organizar todas as suas informações e repassá-las aos fornecedores. Assim que é preciso repor algum item, você já sabe de forma prévia e já informa para que eles sejam fornecidos de maneira prévia. 

Isso acaba melhorando a relação com esses fornecedores, que não precisam apressar suas entregas e nem contar com possíveis imprevistos. Tudo é executado de maneira organizada e muito melhor para ambos os lados. 

Produção constante de relatórios

Um bom estoque também conta com bons relatórios executados de forma constante e diárias, é preciso ter o controle total e todas as informações dos diferentes itens, e fazer tudo de forma manual acaba gerando uma enorme demora, além de gastos desnecessários e até mesmo com os funcionários, que se esforçam em algo que pode ser automatizado. 

Com o ERP, é possível produzir relatórios constantes e automáticos, o próprio software produz relatórios diários, e fornece todas as informações dos itens e dos produtos presentes no seu flow rack

Fazendo com que você tenha as informações e possa repassá-la para os diferentes setores, além de salvar os dados, realizar comparativos, e controlar a situação de uma forma mais simplificada. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *