Criação de sites Goiania
Falar conosco! site do whatsapp

Procurando emprego? 4 dicas de como arrumar uma vaga.

Mais de 10 anos no Mercado!

Questão em aberto e que aflige milhões de brasileiros,  arrumar um emprego é mais do que apresentar currículos ou assinar um site de vagas, é a arte de vender a si mesmo.  Saiba agora, como se vender no mercado e conseguir a sua vaga.

 

O que é um currículo bom?

Um currículo bom é aquele que foi feito para uma vaga específica em um nicho de mercado específico e que está na mão da pessoa certa na hora certa.

Mesmo aquele antigo currículo de papel, distribuído ao vento, de porta em porta, ainda tem o seu valor, principalmente quando é distribuído em micro e pequenas empresas nos interiores do Brasil.

Já se você está procurando uma vaga em áreas administrativas então é bom para providenciar um currículo em formato eletrônico,  bom o suficiente para ser enviado pelo WhatsApp ou por e-mail.

Existem também a opção dos portais na internet dedicados inteiramente para a questão de publicação de vagas e de currículos. A dica é clara, não se iluda muito com isto,  muitos dos portais de emprego, se esforçam mais para manter você como assinante pago do serviço, do que arrumar uma entrevista de emprego para você.

Muitos dos sites na internet geram renda, exclusivamente através da divulgação de notícias falsas, incluindo vagas de empregos,  eles atraem a atenção de incautos e abusam da boa fé das pessoas. Em muitas situações tudo o que importa para alguns destes sites de emprego é o compartilhamento de fake-vagas na internet,  gerando tráfico com o interesse de vender anúncios de publicidade ou de recolher taxas de supostos serviços de apoio ao emprego, suas.

Para quem deseja estudar mais sobre o universo das fakes procure sobre o tema na internet, termos relacionados à palavra-chave clickbait.

Visite os sites das empresas onde gostaria de trabalhar

Em tempos de economia digital muitas micro e pequenas empresas já possuem sites próprios na internet, quando não, pelo menos possuem perfis empresariais em redes sociais,  como no caso da empresa do Ronaldo que desenvolve sistema e serviços de marketing digital para o setor de logística. “Temos vagas em aberto que não conseguimos preenchê-las há mais de dois anos por falta de pessoas minimamente alinhadas com a necessidade,  no nosso caso, estamos com vagas em aberto para redatores que tenham alguma afinidade com o ramo de transporte de veículos, ressalta Ronaldo.

É muito importante que o currículo certo, caia na mão do recrutador, para que você seja considerado para uma entrevista, é como diz o velho ditado, arrumar emprego dá muito trabalho, e utilizar o mesmo currículo para distribuí-lo em empresas diferentes é um esforço equivocado, segundo muitos especialistas de recursos humanos.

“Se as pessoas me ligassem, mesmo que mandando apenas uma mensagem por zap me perguntando que vagas existem em aberto na minha empresa, eu diria,  e se eu recebesse o currículo alinhado com a vaga em aberto, convidaria o candidato para uma entrevista”, afirma Ronaldo.

Reforçando a informação de que em tempos de economia digital, as entrevistas para empregos normalmente são feitas à distância,  então o candidato deve ter uma estrutura de acesso à internet de qualidade,  ou seja,  para arrumar uma posição do mercado exige também um investimento financeiro prévio,  além de dar muito trabalho, arrumar um emprego exige dinheiro.

Uma vaga, um currículo, um nome

Localizou uma vaga em aberto?  Se interessou pela posição? Ela está dentro da sua capacidade e do seu perfil? Prepare um currículo exclusivo para esta oportunidade.  Imprima no currículo as suas vantagens e eventuais problemas que você pode resolver para esta vaga em específico.  Antes de enviar o seu currículo ligue para a empresa,  pergunte quem é o nome da pessoa que está recrutando,  anote este nome e prepare uma mensagem de apresentação para esta pessoa,  citando-a nominalmente.

Ficar distribuindo currículos como se fosse uma metralhadora,  fala muito negativamente, sobre a sua qualidade como candidato a um emprego. É o método de como você procura emprego que determina a sua taxa de sucesso.

Os recrutadores não estão muito interessados em saber onde que foi que você estudou,  muito menos o seu nível de inglês,  eles querem saber se você é capaz de resolver rapidamente o problema que a empresa está enfrentando naquele momento.

Se a vaga for, por exemplo, a de motorista de caminhão,  o recrutador quer saber quanto tempo vai levar para você começar a dirigir o veículo da empresa, sem tomar nenhuma multa e sem se envolver em nenhum acidente de trânsito.

Na empresa do Marcos Siqueira, sócio proprietário de uma empresa de mudança em Aguas Claras em Brasília,  existem vagas em aberto para motoristas de caminhões. “Temos vagas em aberto para motoristas de caminhões que respeitem os limites da máquina e entregue os artigos das mudanças das pessoas, inteiros no destino”, afirma Marcos.

Observe caro leitor, que tanto na empresa do Ronaldo como na empresa do Marcos,  o recrutador não está muito interessado na sua experiência pregressa, mas sim, no que você pode contribuir no problema de hoje da empresa.  E se o seu currículo citar exemplos específicos para uma vaga específica, a sua chance de ser convidado para uma entrevista aumenta muito

Escolha uma casa, para chamar de sua

Última dica para você arrumar o seu tão desejado emprego,  escolha um segmento de mercado para trabalhar e não mude isto hipótese alguma. Escolher um nicho para trabalhar é diferente de escolher uma profissão,   os profissionais mais desejados não são aqueles que têm a profissão mais consolidada mas sim aqueles que estão sintonizados em um nicho de mercado.

Você pode atuar em qualquer profissão desde que seja no mesmo nicho,  se por exemplo, você escolher o ramo de marketing digital,  sempre candidate-se a empregos em empresas deste segmento.  Sabe porquê?  Você terá um enredo pronto e uma história convincente para contar na hora da entrevista.

Justamente e na entrevista de emprego se aplica para isto, para determinar o seu grau de  alinhamento daquele candidato com nicho de mercado onde a empresa atua. Ao se candidatar a uma vaga no nicho de transportes de mudanças, tenha a certeza que no seu currículo esteja citado lá, exemplos e casos, histórias do ramo de mudanças.

O entrevistador não quer saber muito da sua história de vida, apesar de que isso importa, ele quer ouvir de você propostas e soluções para os problemas relacionados à vaga em aberto, atrelados ao nicho de mercado de interesse do contratador.

Localizou uma vaga de emprego?  Conheça o nome do recrutador,  descubra o endereço da empresa,  estude o nicho de mercado onde ela atua,  imagine possíveis problemas que você pode resolver daquela empresa, para aquela vaga anunciada e  prepare um currículo exclusivo.

Crie um método lógico para arrumar um emprego e seja muito mais feliz na sua carreira profissional, arrumar um emprego até que possa ser fácil, comparado com o trabalho que dá, para mantê-lo.

 

Ronaldo Luis Gonçalves

Pai, Marido, Escritor, Engenheiro de Software, Empreendedor Digital atuando no mercado de marketing digital, é também mantenedor de diversos sites na internet.

Ficou com alguma duvida?

(62) 3261-6638 | Telefone Para Criação de websites  (62) 98569-0961

Fale Consoco
X