Criação de sites Goiania
Falar conosco! site do whatsapp

Como criar a persona para o meu negócio?

Mais de 10 anos no Mercado!

Todo negócio é organizado seguindo algumas questões pertinentes que contribuem para o desenvolvimento do negócio, como o segmento de atuação e quem será o público-alvo. Mais ainda, é preciso definir quem é a persona.

 

Isso porque estes detalhes têm um papel primordial para criar estratégias de marketing adequadas para serem direcionadas ao público, fazendo com que surtam melhores efeitos e tornando as campanhas melhores e menos custosas.

 

No momento de elaborar as ações de marketing, os profissionais do marketing precisam ter em mente o público que a empresa deseja engajar, mas com tantas pessoas diferentes, como fazer algo que agrade a todos? 

 

Para isso, todas as estratégias elaboradas devem considerar a persona, que trata-se do perfil de cliente ideal, considerando seus desejos, interesses e problemas.

 

Assim, o desenvolvimento da persona é uma maneira de facilitar o planejamento das estratégias de marketing digital, tornando-as mais assertivas, seja para a divulgação de câmara fria sob medida ou de um serviço de contabilidade.

 

Isso porque tanto as campanhas pagas quanto os conteúdos orgânicos são criados de forma mais alinhada ao perfil do público, criando interesses que ajudam na jornada de compra.

O que é e qual a função da persona

Na prática, a persona é uma representação semi fictícia do cliente ideal, ou seja, considera características reais dos clientes e potenciais clientes para traçar o perfil. 

 

Ou seja, a construção desta persona é feita baseada em dados reais sobre as características demográficas dos clientes.

 

Basicamente, consiste em criar um perfil que reúne os principais pontos interessantes a respeito do cliente, bem como os traços de intersecção. Assim a empresa pode criar estratégias que atendam as demandas das pessoas, abordando os assuntos de interesse e principais dores.

 

A criação da persona exige uma pesquisa, ou seja, entender quem são estes indivíduos, o que fazem e quais são as suas maiores necessidades. 

 

Estas informações dão maior embasamento para criar as estratégias, seja para uma Empresa de consultoria de ti ou mesmo um empreendimento novo de tecnologia, alcançando essas pessoas com qualidade e criando engajamento/aproximação.

 

Com o crescimento do marketing de conteúdo e do inbound marketing, a persona se tornou uma das principais ferramentas no planejamento das estratégias focadas para os clientes das empresas e marcas. 

 

Um detalhe importante da persona é que mais de uma podem ser criadas e esses perfis devem ser focados em todos, ou seja, tanto consumidores satisfeitos quanto os insatisfeitos.

 

Isso porque, ao abranger o público correto, mas de uma forma mais geral (considerando os possíveis incômodos) é uma forma de entender se as suas ideias de produtos e serviços estão dando certo e se comunicam realmente com eles.

 

Deste modo, no momento de elaborar as estratégias, os profissionais do marketing devem ter bem clara as diferenças entre persona e público-alvo, assim será mais fácil vender a melhor progressiva para cabelos crespos para o cliente, por exemplo, ou mesmo divulgar um serviço B2B.

Quais as diferenças entre persona e público-alvo?

O público-alvo é um conceito muito utilizado nas campanhas, desde o marketing 2.0, e corresponde a uma parcela de pessoas para qual as empresas e marcas vendem suas mercadorias ou prestam serviços, como ocorre com uma Distribuidora de insulfilm.

 

Já a persona, como pode ser percebido no decorrer do tópico anterior, é uma representação do cliente ideal para o negócio, algo mais humanizado e personalizado, o que permite uma comunicação mais direta e efetiva, acarretando em um relacionamento mais próximo. 

 

Para muitos gestores, os conceitos podem ser parecidos, mas ter estratégias focadas para os clientes faz toda a diferença nos resultados e, deste modo, conciliar ambos os conceitos ao criar as campanhas – principalmente no meio digital – se torna ainda mais efetivo e interessante, demandando cuidado para a estratégia.

 

Inclusive, cabe reforçar que a persona não precisa ser um único cliente. Ou seja, ela precisa ser delimitada e pode ser aperfeiçoada conforme o crescimento da empresa ocorre.

 

Deste modo, é possível ter outras personas que representam a gama de clientes ou os diferentes nichos que se pretende alcançar.

 

Para ter mais efetividade nas estratégias, tendo qualidade na campanha e definição da persona, é preciso ter cuidado no processo criativo dessa personalidade, fazendo com que ele realmente se adeque aos objetivos da marca de borda de piscina antiderrapante e atenda ao comportamento esperado desses clientes.

 

Deste modo, a persona não é um conceito para substituir o uso do público-alvo, mas sim complementar e permitir ações mais centradas, aproximando-se destes usuários. 

 

Por (e para) isso, os profissionais do marketing devem usar os dois conceitos em conjunto e de forma planejada para ampliar as possibilidades de sucesso do negócio.

Tipos de persona, propósitos e como elas podem ajudar no crescimento da empresa

Se aprofundar nas diferentes categorias de personas é um processo muito importante antes de criar campanhas e conteúdo.

 

Isso porque, essa identificação permite entender as demandas e criar produtos e serviços que ajudem os consumidores e melhorem a relevância da marca. Alguns exemplos de persona são:

  1. Audience persona

Engajamento e interação entre empresas e usuários é algo muito importante no universo digital, pois esta audiência pode se tornar um grupo potencial de compradores.

 

Neste caso, a elaboração de um audience persona é a melhor opção para representar quem visita o site, blog ou redes sociais de um fornecedores de bobinas plásticas para sacolas

 

Deste modo, os empresários que almejam uma consciência de marca (brand awareness) precisam definir e trabalhar o audience persona para o crescimento do negócio. 

  1. Brand persona

A persona, não necessariamente precisa ou deve ser o cliente, ou a audiência. A própria empresa tem potencial para ser uma persona, que precisa estar bem definida para se comunicar com o público e criar identificação. 

 

Assim, a humanização da empresa com a criação de um perfil que representa os valores, missão e visão é uma maneira de criar mensagens mais efetivas e que tenham os ideais da companhia.

 

O desenvolvimento de uma assistente virtual que simboliza a empresa é um bom exemplo de brand persona.

  1. Buyer persona

Este é o exemplo de persona mais comum nas empresas, pois representa um cliente fictício que seria o ideal/potencial, além de simbolizar as demandas, comportamentos, desafios e objetivos do consumidor final da empresa ou marca.

 

Com a criação do buyer persona, todos os esforços podem ser direcionados para chamar a atenção do cliente, gerando um impacto positivo e aumentando as possibilidades de vendas. 

 

Quanto mais informações e compreensão a respeito do cliente, mais oportunidades as marcas têm de criar estratégias focadas no consumidor que deseja agregar a sua gama de clientes, conseguindo um bom faturamento e credibilidade.

  1. Proto persona

Esta é uma primeira persona, ou seja, um protótipo das diversas personas da empresa. 

 

O desenvolvimento da proto acontece a partir de um brainstorming no qual a equipe faz uma análise das principais características dos futuros clientes.

 

Este processo é um direcionamento para iniciar a criação dos perfis de modo mais completo e claro.

Qual o melhor tipo de persona para a empresa?

Após conhecer cada uma destas personas, como saber qual é a ideal, por exemplo, para um despachante feira de santana

 

Um ponto importante, e que os gestores precisam ter em mente, é que não existe um tipo de persona correto e/ou exclusivo. Tudo depende dos objetivos estabelecidos para a marca.

 

Uma empresa que deseja se fortalecer através do marketing de conteúdo, por exemplo, deve conhecer muito bem a sua audiência e apostar em uma comunicação humanizada e forte. 

Para esta situação a brand e audience persona são as mais indicadas, pois ajudam a obter bons resultados criando materiais que estimulam o relacionamento.

 

Já aqueles que possuem um e-commerce e querem vender mais para aumentar o faturamento, mas sem ter preocupações com relacionamentos após a jornada de compra, é fundamental entender o perfil dos clientes. Neste caso a buyer persona é a solução ideal.

 

Portanto, a definição da persona da empresa depende muito dos objetivos e metas que serão determinados para o negócio, seja em curto, médio ou longo prazo.

Para que serve uma persona nas empresas?

Conhecendo as personas e definindo os objetivos, os profissionais podem entender quais ações tomar e quais personas devem ser implementadas. Algumas das principais funcionalidades são:

 

 

Sendo assim, a persona é muito importante em diferentes áreas, desde um Conserto de ar condicionado em BH até na venda de produtos relevantes no dia a dia.

Criação da persona para o negócio

O desenvolvimento da persona não é algo que pode ser feito rapidamente, ou seja, é um processo que leva tempo e demanda cuidado. 

 

Uma maneira de conseguir um bom resultado nesta etapa é seguindo cinco passos: 

 

  1. Coletar os dados do cliente; 
  2. Colocar em prática um questionário específico para futuros clientes;
  3. Analizar os dados; 
  4. Estruturar a persona e um plano de ação;
  5. Compartilhar os dados com a equipe e mensurar.

 

Durante o processo criativo da persona, os profissionais podem considerar algumas características fundamentais, como idade, estilo de vida, cargo, comportamentos e interesses, hábitos de compra, quais mídias utiliza e critérios de decisão de compra, entre outros.

 

Estas informações são muito importantes para facilitar o processo criativo, além de possibilitar bons resultados para o planejamento a longo prazo.

 

O procedimento de desenvolvimento da persona pode ser feito, por exemplo, para uma academia, agência de marketing, e por outras diversas áreas.

 

Isto posto, a persona é fundamental para:

 

 

Estes são apenas alguns dos diversos benefícios que a elaboração de uma persona pode proporcionar para as empresas de borda de piscina antiderrapante e de outros segmentos.

 

Portanto, a criação de persona nos negócios é muito importante para facilitar a implementação das estratégias de marketing, bem como aumentar as oportunidades de sucesso e lucratividade, algo que toda empresa quer e precisa ter para um desenvolvimento sustentável.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Alguma duvida em criação de sites Goiânia ?

Para contratar nossa empresa para efetuar a criação de sites em Goiânia, entre em contato conosco.
Telefone Para Criação de websites (62) 98569-0961

Fale Consoco
X