Criação de sites Goiania
Falar conosco! site do whatsapp

Como funciona Cloud Computing

Os termos relacionados à tecnologia normalmente são em inglês e um deles se popularizou muito, que seria a computação em nuvem. 

Com o avanço da tecnologia, os arquivos e dados não são mais armazenados em um local físico como o disco rígido do seu computador ou um HD externo, por exemplo, mas sim na “nuvem”. 

Como você verá também neste artigo, sistemas com cálculos algébricos de alto consumo de recursos podem ser beneficiados com esta tecnologia.

No entanto, sabemos que o assunto acaba gerando muitas dúvidas principalmente no processo de implantação sobre quem já utiliza, seus possíveis resultados e muito mais. 

Se é o seu primeiro contato com este tipo de tecnologia, não deixe de conferir mais sobre o cloud computing neste artigo. Confira! 

O que é cloud computing?

Cloud computing é um termo utilizado para definir a tecnologia usada para conectar dispositivos à internet, hospedando diversos recursos como dados, informações e até softwares. 

Normalmente, é possível escalar recursos em aplicações que exigem maior uso de recursos. Operações matemáticas complexas, como relações métricas em massa, manipulação de imagens, são bons exemplos de uso de Cloud Computing.

Assim, o usuário que utilizar a cloud computing pode acessar suas informações de qualquer dispositivo em qualquer local, seja ele um pc, tablet ou celular.  

Para realizar esse tipo de conexão não é preciso ter um computador pessoal ou servidor local, pois os serviços online não têm exigência da realização de downloads, instalação e acesso a qualquer tipo de software ou arquivo no computador, basta ter uma boa conexão com a internet. 

Para que serve a cloud computing?

O modelo antigo de computadores necessitava que empresas ou pessoas realizassem investimentos em downloads, hardware, sistemas operacionais ou programas para utilizar o que desejassem em seu computador. 

Por isso, o cloud computing acabou solucionando diversos problemas seja econômicos como de funcionalidades.

Com o Cloud Computing todas as informações foram democratizadas, além da experiência ter sido significativamente melhorada para o usuário, já que ele consegue acessar suas informações de qualquer computador ou dispositivo independente da sua localidade apenas com as informações de login. 

O Cloud computing permite ao usuário:

Como funciona a cloud computing?

A computação em nuvem utiliza servidores remotos para hospedar todos os dados de um usuário e conectar os dispositivos pertencentes a ele.  

Dessa forma,  o cliente pode acessá-los de qualquer localidade com um login e senha. Existem três tipos de cloud computing, o público, privado e híbrido. Conheça as principais diferenças entre eles logo abaixo: 

Nuvem pública

A nuvem pública Como o próprio nome indica são recursos de computadores como servidores e armazenamento que são fornecidos por terceiros e estão disponíveis para contratação para qualquer usuário ou empresa que desejar contratar esse tipo de serviço. 

Nesse modelo de Tecnologia em nuvem,  usuário ou empresa ficará responsável pelo envio de dados e informações para a nuvem,  seja o envio de arquivo,  o em ou envie aplicativo inclusive o backup.

 Neste caso, a nuvem  só se preocupa em realizar a manutenção dos Servidores,  garantir a segurança e gerenciar todos os recursos.

 Nesse modelo de nuvem tudo que está disponível na internet é compartilhado entre diversos usuários que podem utilizar simultaneamente recursos padrão,  mesmo que de forma separada. 

Esse modelo acaba sendo um dos modelos de entrada no Cloud Computing por ser o mais barato e é indicado no caso de pessoas ou empresas que desejam economizar.

Nuvem privada

Nesse modelo de cloud computing é a empresa que mantém a infraestrutura da nuvem em seu domínio interno,  oferecendo assim,  acesso a alguns usuários selecionados como funcionários e parceiros.

Essa é uma das possibilidades para empresas que desejam personalizar funções e garantir suporte às suas necessidades internas.  

Por ser uma nuvem projetada exclusivamente para os fins estratégicos de uma empresa,  todos os processos serão redirecionados para tal realidade.

Normalmente esse tipo de nuvem é contratada para empresas que têm que seguir alguns regulamentos ou se adequar a alguns tipos de governança relacionados à segurança e privacidade de dados O que é o que ocorre em algumas instituições financeiras e governamentais.

Nuvem híbrida

Como o próprio nome indica,  a nuvem híbrida une a nuvem pública e nuvem privada,  permitindo compartilhamento de dados e aplicativos entre os dois tipos.  

Essa é uma ótima estratégia para empresas que desejam utilizar o melhor dos dois mundos,  dando acesso a alguns usuários de forma privada enquanto outros são utilizados publicamente.

Alguma duvida sobre os serviços ?

Para contratar nossa empresa , entre em contato conosco.

Fale Conosco
X