Criação de sites Goiania
Falar conosco! site do whatsapp

Limpeza de Fossas Sépticas, Porque é tão importante?

Mais de 10 anos no Mercado!

O que é uma fossa séptica?

A fossa séptica é a parte de um tratamento de esgoto, mais comum em locais que não contam com serviços de saneamento público, como zonas rurais ou zonas mais isoladas.

Ela funciona como depósito de material sólido, que impede a passagem de resíduos orgânicos e facilitam o tratamento da água e realiza a decomposição anaeróbica (sem contato com oxigênio) desses materiais.

Por se tratar de um compartimento que retém matéria sólida, é necessário que uma empresa especializada em limpeza de fossa realize essa limpeza periodicamente, para evitar falhas no funcionamento e a aparição de organismos patogênicos, ou seja, organismos que podem causar doenças para as pessoas que convivem perto dela.

A limpeza é feita através de um tratamento, que é realizado por um caminhão equipado com bomba de alta pressão. Com ele é possível remover até as sujeiras mais difíceis sem causar danos nas paredes e pisos do local.

Como é feita a instalação das fossas?

As fossas funcionam como um tanque que recebe o esgoto e inicia o processo de purificação da parte líquida do efluente. Por isso é necessário que os efluentes sejam filtrados no solo para completar o processo biológico de purificação e eliminar o risco de contaminação.

O indicado é construir perto de banheiro e ser instalado num nível mais baixo do terreno para evitar a contaminação quando tiver algum vazamento.

Os entendedores do assunto, recomendam que o tamanho da fossa séptica seja de acordo com o número de pessoas que moram na casa. Por isso, ela é dimensionada em função de um consumo médio que fica em torno de 200 litros de água por pessoa.

As fossas sépticas podem ser de dois tipos: Pré-moldadas ou feitas no local.

Fossas pré-moldadas

As fossas pré-moldadas ou compradas prontas são de cilindros com 1,1m de altura e 1,1m de diâmetro.

Fossas feitas no local

As fossas sob medida, é construída junto à obra, e podem ser retangulares ou circulares. Depois de escavado a fossa deve ser colocada e enterrada no buraco.

As paredes são feitas com tijolo maciço, cerâmico ou até com blocos de concretos, depois as paredes internas da fossa devem ser revestidas com argamassa à base de cimento.

Porque é tão importante a limpeza de fossa?

A limpeza de fossa é essencial para o seu bom funcionamento.

A falta de cuidado pode provocar diversos problemas, decorrentes principalmente da acumulação de lodo e outro tipo de resíduos. O excesso desse material pode fazer com que os resíduos e o lodo presentes no interior da fossa transbordem.

Caso isso aconteça, começará a exalar o mal cheiro que pode originar o aparecimento de pragas como roedores. Além do mais, a limpeza insuficiente das fossas pode apresentar problemas, podendo ser necessários proceder uma reparação.

Como é feita a limpeza de fossa?

Ao contratar uma empresa limpa fossa, eles realizarão a remoção da maior parte de lodo e restantes resíduos encontrados no fundo da fossa.

Para realizar esse procedimento, a empresa limpa fossa, deve ter atenção aos seguintes passos:

· Tirar a tampa da fossa e deixar sem a tampa por alguns minutos

Dessa forma, os gases produzidos no seu interior são facilmente libertados. Uma vez que este tipo de gases é retido durante muito tempo no seu interior, podendo ser perigosos e acarretar riscos à saúde da população.

· Os dejetos dentro da fossa são sugados com uma mangueira

Na maior parte das vezes, este tipo de substâncias que se encontram no seu interior é encaminhado para um caminhão que faz o transporte para o local mais apropriado. Depois nesse local é feito o tratamento do lodo e outros resíduos contidos na fossa.

A empresa limpa fossa, não retiram todo o lodo, costumam deixar 10%, para garantir que o tratamento do esgoto continue após a limpeza da fossa.

· Há uma avaliação caso o lodo que está dentro é bastante sólido

Nesse caso é necessário diluir colocando água e proceder à mistura com o auxílio de agitador. Também é importante lembrar que, essa limpeza deve ser realizada em dias em que a fossa não receba esgoto para facilitar o processo.

Uma vez que todo processo de limpeza de fossa possui um grau de dificuldade, recomendamos que este procedimento seja feito por uma empresa especializada.

Não realizar a limpeza da fossa, é óbvio que ela vai encher e os dejetos, o lodo e outras substâncias imundas vão subir, com isso haverá vazamento e todo essas substâncias e o mal cheiro entrarão em sua casa.

Muito desagradável não é mesmo?

A limpeza de fossa deveria ser algo preventivo e obrigatório!

Obrigado por ter lido nosso artigo até aqui.

Conheça Também a flash desentupimento que faz Desentupidora Brasília a muitos anos, e feito historia na cidade de Brasília

Alguma duvida em criação de sites Goiânia ?

Para contratar nossa empresa para efetuar a criação de sites em Goiânia, entre em contato conosco.
Telefone Para Criação de websites (62) 98569-0961

Fale Consoco
X