Criação de sites Goiania
Falar conosco! site do whatsapp

Marketing e vendas: o que são PDV, PDX e PDR?

Entender o que é um PDV e suas possíveis evoluções é vital para criar estratégias de marketing e vendas efetivas nessa realidade transformada pela tecnologia

 

Um PDV, ou ponto de venda, pode ser uma loja física ou virtual, um consultor e até um caixa de um estabelecimento comercial, ou seja, é o “lugar” onde o consumidor consegue ter contato com produtos e/ou serviços e comprá-lo.

 

No entanto, mesmo depois de toda a transformação tecnológica que o mundo passou e a migração massiva de lojas para o ambiente virtual, o PDV continua evoluindo e agora ele pode se transformar num PDX ou PDR.

 

Hoje, além de produtos e serviços, os consumidores buscam também uma experiência em sua jornada de compra, com soluções novas, relacionamento estreito entre marca e cliente e novos tipos de ofertas, como vouchers, cupons de desconto e programas de fidelidade, por exemplo. Somente depois disso ele irá adquirir algo.

 

Aos setores de marketing e vendas cabe discernir a diferença entre o ponto de venda “tradicional” e suas possíveis evoluções, PDX ou PDR, para desenvolver estratégias mais condizentes com o comportamento de consumo e da concorrência nesta era totalmente transformada pela tecnologia.

 

Neste artigo vamos te explicar o que são PDV, PDX e PDR para que você saiba como nortear suas novas estratégias de vendas. Confira.

Características de um PDV

O PDV (Ponto De Vendas) é um espaço físico ou virtual que tem como objetivo oferecer produtos ou serviços para alguém que tem o desejo ou necessidade de adquiri-lo. Este conceito abrange todos os espaços/canais onde os compradores possam ter algum tipo de contato com o produto e, por meio dessa interação, realizar uma compra.

 

Os PDV podem ser minúsculos, como um estande, uma lojinha de feira e um toten, ou gigantescos, como uma unidade de alguma franquia de supermercados. Além disso, um PDV pode comercializar produtos de sua marca ou de muitas outras no mesmo lugar.

 

No entanto, tudo mudou com esta maré digital. Eu, você e todas as outras pessoas do mundo mudaram, inclusive seus clientes. As inúmeras tecnologias e ferramentas digitais nos puseram num universo em constante mudança, e o que era muito satisfatório ontem pode ser totalmente desinteressante amanhã.

 

Por isso, evoluir do PDV para um outro patamar de canal de venda se tornou fator crítico para alcançar resultados. Afinal, o número de pessoas que vão até a loja hoje para comprar um item sem antes ter dado uma vasculhada na internet é pequeno e tende a diminuir.

 

Para se encaixar nesta nova realidade, o PDV precisou ser transformado a fim de entregar novas experiências para consumidor atual em sua jornada de aquisição, dando espaço para o surgimento do PDX e do PDR.

O conceito de PDX

Algo em comum entre todas as mudanças trazidas pela transformação digital na indústria, atacado ou varejo é a experiência. Um PDX (X de XP, uma abreviação de “experience” no inglês) é a transformação de um Ponto de Venda em um Ponto de Experiência.

Mas o que isso quer dizer?

O PDX continua sendo um ponto de venda, o que muda é sua modernização focada na experiência do cliente para proporcionar uma vivência atrativa, completa e agradável para os consumidores dispostos a adquirir um produto.

 

Entre as estratégias mais comuns para essa evolução estão: o oferecimento de serviços gratuitos; a construção de diferentes ambientes imersivos com estímulos sensoriais, telas interativas e totens de autoatendimento; a customização de produtos; e a presença de totens informativos ou que recebem o feedback dos consumidores.

 

Resumidamente, é a transformação da loja para entregar sensações gratificantes ao cliente, estimulando sua audição, visão, tato, olfato e/ou paladar. É sair do tradicional e conhecer o perfil dos clientes para fazer movimentações físicas e digitais a fim de atender às expectativas básicas do consumidor, entregando o que ele busca ver e sentir durante sua experiência de compra.

E o PDR, o que é?

O PDR (Ponto de Relacionamento) é como um upgrade do PDX que, além de fornecer todas as experiências de seu antecessor, também entrega mobilidade, comodidade e autoatendimento aos consumidores. É a transformação do PDX em um PDV Omnichannel.

 

A cada dia que passa o consumidor se torna mais exigente, não dá mais para ter uma loja onde o cliente escolhe um produto, passa no caixa, paga e leva para a casa. O PDR é personalizado para entregar uma interação mais ativa entre a marca e seus consumidores sem a existência de obstáculos ou interferências em seu processo de compra.

 

Um PDR é uma forma global de um PDV, no qual os produtos podem ser vendidos diretamente na loja ou em quaisquer outros canais de venda, como site, redes sociais, marketplaces e aplicativos próprios.

 

Assim, além da opção de ir até a loja, o consumidor pode visualizar, analisar e se informar sobre os produtos diretamente de seu celular ou computador e comprá-los em casa com o maior número de opções de pagamento disponíveis.

 

Desta forma, o cliente pode se autoatender sem aglomerações ou filas, pois tem a liberdade e independência para escolher onde quiser, realizar a compra por conta própria e escolher se quer receber o produto em casa ou retirá-lo na loja física.

Mesmo depois de ler todo este artigo, e caso você queira fazer uma divulgação em seu site, você pode comprar backlinks, assim você sobe de posições nas buscas organicas.

Além disso, um PDR opera em todos os canais de comunicação possíveis para que seu cliente possa ter um relacionamento estreito com a marca e interagir diretamente com ela rapidamente, tirando suas dúvidas, fazendo reclamações, elogios ou simplesmente dando um feedback de sua experiência de compra.

 

 

Alguma duvida sobre os serviços ?

Para contratar nossa empresa , entre em contato conosco.

Fale Consoco
X