SEO negativo: como ela pode prejudicar o posicionamento do seu site

Investir em melhorias de SEO é uma das principais ações para alcançar relevância na web. No entanto, você deve ter cuidado para não cair no SEO negativo.  

Antes tudo, quero ressaltar, caso você queira comprar backlinks para que o seu site cresça nas pesquisa e suba para o topo do Google, entre em contato conosco.

Existem várias práticas de SEO ideais para melhorar a posição das páginas nos motores de busca. Palavras-chaves com boa taxa de pesquisa, meta descrições informativas, conteúdos totalmente autorais e títulos atrativos são alguns exemplos.

Por outro lado, há técnicas destinadas a prejudicar o posicionamento de páginas da web no Google. 

Leia este texto para saber mais sobre o conceito de SEO negativo, quem faz esse tipo de estratégia nociva, como ela prejudica os sites e as etapas para proteger o seu site desse obstáculo.

O que é SEO negativo

O SEO é uma estratégia bem conhecida no mundo digital para colocar páginas no topo dos dos resultados de busca e é muito útil para quem procura visibilidade na web. 

Já o SEO negativo é um conjunto de ações destinadas a prejudicar a posição de um determinado site nos mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo. Essa, estratégia, inclusive, pode ser extremamente nociva para o desempenho das páginas na internet quando se trata de visibilidade e conversão.

Esse tipo de ação é injusta e é punida pelos sites quando descoberta, por ser irregular. Por isso, você precisa estar atento às práticas aplicadas e deve proteger seu site de Sistema de tratamento de água para evitá-la. 

Inclusive, as atualizações recentes de dois algoritmos do Google tornaram possível rastrear e penalizar sites que não estão de acordo com as diretrizes do mecanismo de busca.

Saiba quem promove SEO negativo

Esse tipo de atitude tem mais seguidores do que você imagina. Empresas mal intencionadas podem pesquisar serviços para prejudicar sites concorrentes e obter um rankeamento superior a eles.

Uma pesquisa rápida na internet é possível encontrar hackers oferecendo serviços de SEO negativo por valores muito baixos, por exemplo.

Isso mostra que muitas pessoas estão dispostas a usar meios ilegais para se destacar no mercado de Cabinho de aço para pesca a todo custo. 

Imagine que uma marca concorrente passou a espalhar boatos sobre a sua empresa para tirar vantagem deles. O SEO negativo é a modalidade digital dessa forma de calúnia.

Como o SEO negativo te prejudica

Não é fácil conseguir reputação nos mecanismos de pesquisa. A concorrência é grande e há pouco tempo para encantar tantos usuários da internet. Mas isso não significa que apostar no SEO negativo é válido ou aceitável.

Na sequência vamos explicar com detalhes como essa prática tem potencial para prejudicar não só a empresa que a emprega, mas os visitantes e clientes dela também.

Plágio

O plágio não é um simples erro, é um crime. Infelizmente, muitas pessoas acabam fazendo isso, achando que ninguém vai notar a cópia e que podem produzir conteúdo simplesmente copiando os concorrentes.  

Muitas vezes, isso ocorre com pessoas que usam o marketing de conteúdo como sua principal estratégia de divulgação e criam textos exclusivos para blogs ou redes sociais.

Nesse contexto, pessoas de má fé podem copiar o conteúdo dos Chiller ar condicionado sem dar créditos aos autores originais.

No entanto, isso costuma ser detectado de forma rápida e fácil pelo algoritmo do Google.

Além do conteúdo ser removido, o site pode ser banido da plataforma e a marca pode até ser processada pelo crime. 

Normalmente muitas pessoas utilizam o link building, que é uma estratégia de SEO que foca na troca de links entre sites, para que ambos obtenham relevância e tráfego para suas marcas.

Muitos acreditam que quanto mais links inseridos em seu conteúdo, melhor. Mas isso pode causar sérios problemas para o site, pois a qualidade desses links é muito mais importante do que a quantidade. 

Imagine que você está lendo um artigo sobre alimentação, clica em um link que aparece no meio do conteúdo e é direcionado para uma loja de  réplica metalográfica. É completamente diferente do que você está lendo. Por isso, é crucial ter atenção aos links inseridos e ao valor que ele agregará ao leitor e à sua experiência.

Esta também é uma lacuna quando se trata de construir autoridade e implementar uma boa estratégia de SEO. Esses erros colocam em risco sua marca e tudo o que você construiu até então.  

Sites sem certificado de segurança

Atualmente, existe um grande problema na Internet em relação a vazamentos de dados e hackers em sites e blogs, que podem afetar marcas e pessoas. Portanto, o site deve ter um certificado de segurança.

Ele protege o domínio contra vírus e pessoas mal-intencionadas que podem tentar se infiltrar para prejudicar a marca ou seus leitores.  

Para ver se um site possui certificado de segurança, basta olhar para o cadeado no canto superior esquerdo da tela do computador. Se estiver fechado, significa que ele possui certificado.  

Os certificados de segurança são extremamente importantes para proteger seu negócio,  seus clientes, seus leitores e garantir a eficácia e o sucesso de estratégias que podem ser utilizadas por lá.

Uma das maneiras que um concorrente pode usar SEO negativo para atacar seu site é construindo uma rede de links falsos.

Às vezes, eles não pertencem a pessoas reais ou são apenas links de um site que não serve a nenhum propósito aparente para o público online. 

O ataque consiste basicamente em enviar milhares de links de spam para seu site com páginas de baixa qualidade, apenas conectando umas às outras. Dessa forma, o invasor vê seu site penalizado pelo Google por conter links com spam.  

Um segundo método pelo qual um concorrente pode usar SEO negativo para influenciar backlinks é remover seus principais links para outras páginas.

Isso significa que o invasor entra em contato com o administrador do site ao qual você está tentando se conectar, se faz passar por você e solicita que o backlink seja removido.

Como se proteger do SEO negativo

Essa ameaça pode ser neutralizada com monitoramento e análise constantes. Explore algumas estratégias para se proteger do SEO negativo a seguir.

Acompanhe seus backlinks

Backlinks são links de outros sites que direcionam os usuários ao seu site. Eles são os fatores de classificação decisivos para os motores de pesquisa.

Existem ferramentas para fazer esse monitoramento, como o Search Engine Land, Google Search Console e Monitor Backlinks.  

Assim, você pode acompanhar de perto os tipos de sites que geram backlinks para suas postagens a respeito de alambrados em indaiatuba.  

Se você encontrar links prejudiciais, poderá desativá-los por meio do Google Disavow. Basta selecionar os links prejudiciais e enviá-los para a plataforma.

Observe suas menções

As mídias sociais são ótimos termômetros para monitorar a recepção de empresas e produtos pelas pessoas.  

Acompanhe o que se fala sobre a sua marca nestas plataformas. Essa é uma maneira de verificar se não há perfis falsos se passando por você e espalhando mensagens enganosas pela web.

Faça análises de cópia e plágio

Você deve verificar a autenticidade de páginas semelhantes à sua para garantir que não haja ocorrências de plágio ou cópia. A Copyscape é uma ferramenta adequada para realizar essa avaliação.

Se um site copiou partes inteiras ou mesmo plagiou seu post inteiro, você deve denunciar a página em questão ao Google para que eles possam aplicar as penalidades necessárias.

Teste a velocidade do site

A velocidade da página pode indicar malware e outras ações maliciosas em ação. Além disso, este fator é fundamental para manter uma boa margem de tráfego orgânico.

Afinal, os visitantes tendem a desistir de visitar sites que demoram muito para carregar.  

Imagine que um administrador de fábricas precisa de estabilizador de voltagem bivolt com urgência. Se você tem os produtos, mas seu site é muito lento, é uma oportunidade de venda perdida.

Não poste conteúdo duplicado

Os mecanismos de pesquisa rastreiam conteúdos duplicados como estratégias para manipular as classificações e obter mais tráfego. Por isso, páginas duplicadas podem ser removidas dos resultados.

Para evitar que isso aconteça use links canônicos, um elemento HTML que especifica a versão de uma página da web que os mecanismos de pesquisa devem selecionar a cada consulta.

Considere também o uso de recursos originais, tais como:

  • Gráficos;
  • Infográficos;
  • Vídeos;
  • Imagens.

Elementos desse tipo adicionam originalidade e interatividade ao conteúdo sobre placa de teflon. Inclusive, melhoram a experiência dos usuários.

Assim, os mecanismos de pesquisa o reconhecerão como material totalmente autoral, em vez de conteúdo copiado.

Destaque botões de compartilhamento

Certifique-se de que os botões de compartilhamento possam ser facilmente encontrados e usados ​​por seus leitores.

As formas de compartilhar conteúdo pelas redes sociais garantem aos mecanismos de pesquisa que a atividade reflete uma fonte legítima de informações online.

Páginas do Facebook, tweets do Twitter e vídeos do YouTube podem aparecer em uma determinada página de resultados de pesquisa do Google.

Considerações finais

Nenhuma estratégia questionável pode substituir um design atraente, boa navegabilidade, conteúdo original e informativo.  

Afinal, é isso que determina quantas conversões seu negócio vai ter no final do mês, fortalecendo o negócio e sua credibilidade. 

Forme uma equipe de especialistas dedicados ao site da empresa. Invista em mídias sociais e publicidade virtual e chegue onde seu público-alvo está.  

Dessa forma, você conseguirá tráfego orgânico e aumentará as vendas de forma natural, sem recorrer a práticas desonestas, alcançando o sucesso.

Lembre-se que suas páginas na internet são a casa do seu negócio. São elas que irão conquistar clientes e manter a reputação da marca em alta. 

Por isso, não deixe de cuidar delas assim como você faria com a sede física do empreendimento. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *