Criação de sites Goiania
Falar conosco! site do whatsapp

Qual é a diferença entre trabalho remoto e home office

Contratos de trabalho à distância são a tendência da próxima década da era contemporânea. Com o desenvolvimento da Internet das Coisas e conexões mais robustas, como o 5G, os modelos de trabalho remoto e home office se tornarão ainda mais comuns. 

A globalização transformou mercados nacionais em internacionais, ultrapassando as fronteiras geográficas na captação de recursos e prospecção de consumidores. Uma das consequências desse fenômeno é o compartilhamento de informações e tecnologia. 

Contudo, a realização do trabalho ainda encontrou barreiras no processo de globalização, uma vez que a maior parte de suas operações dependia do deslocamento do profissional até as edificações da empresa que o contratou. 

A dependência das atividades presenciais e sua dificuldade na transição até o modelo remoto, pode ser explicada por uma série de razões, sendo parte delas relacionadas à tecnologia e outras vinculadas ao comportamento, tais como: 

Esses critérios são mais visíveis em empresas que atuam com alta velocidade em seus ciclos de trabalho, ao exemplo dos grandes conglomerados industriais, que produzem em larga escala para abastecer o mercado nacional e internacional. 

Portanto, muitos avanços em termos de tecnologia e metodologias na gestão de pessoas são necessários para dar continuidade à migração do trabalho presencial, fiscalizado por ferramentas como motor portao, para as modalidades remota e home office

Com exemplos bem-sucedidos nos setores de serviço e em grandes marcas da tecnologia digital, neste artigo serão apresentadas as diferenças entre trabalho remoto e home office, e o que é necessário para construir culturas corporativas compatíveis. 

Empresas e profissionais à distância

Uma das pioneiras no que se refere ao trabalho à distância transformou cerca de 60% de seus cargos em atividades remotas ou de home office, com reuniões anuais em cidades previamente escolhidas por meio de placa de identificação. 

O resultado foi uma equipe diversa, composta por profissionais de todo o mundo, reunindo as melhores habilidades técnicas e pessoais em uma atuação que aumentou a produtividade média do negócio e reduziu custos de operação. 

Na contramão de outros segmentos da tecnologia, a sede desta empresa reduziu de tamanho conforme seus rendimentos cresceram, instalando-se em um pequeno prédio em um dos conglomerados industriais mais importantes do mundo. 

Esse é um dos cases que envolve exemplos de trabalho remoto e home office aplicados de maneira bem-sucedida. Em ambas as modalidades, o ganho em autonomia para o trabalhador e redução de ativos imobilizados para a empresa são semelhantes. 

O que é home office?

Termo em alta nos últimos anos, o home office pode ser traduzido, de maneira literal, como “trabalho em casa” ou “escritório em casa”. Trata-se de uma modalidade onde as ferramentas profissionais são levadas ao ambiente doméstico. 

Com uso da internet, o trabalhador pode separar um cômodo de sua casa para executar suas atividades, munindo-se de computadores, mesa plástico, impressoras e quaisquer dispositivos necessários para executar sua função. 

A comunicação com outros funcionários e líderes se dá por softwares ou plataformas virtuais, com auxílio da internet. As opções mais modernas permitem a troca de mensagens escritas, arquivos de áudio e transmissões de vídeo ao vivo. 

Para profissionais que valorizam a independência e flexibilidade de horários, o home office representa uma modalidade ideal para seu perfil, gerando um aumento na produtividade e na satisfação com o trabalho. Outras vantagens percebidas são: 

1 – Redução de prejuízos com a depreciação

Muitas empresas enfrentam dificuldades no que se refere à depreciação, a diminuição gradativa no valor de itens imobilizados causada pela necessidade de gastos adicionais com manutenção ou pelo lançamento de versões mais modernas. 

Parte dos bens de uma empresa são considerados imobilizados, custos ligados aos equipamentos, veículos e imóveis que são fundamentais para as atividades da empresa, e por isso não são vendidos, sofrendo maior depreciação com o tempo. 

As empresas que aplicam home office transferem grande parte de seus imobilizados para o trabalhador. Muitos contratos preveem a inclusão de uma quantia adicional para a compra ou manutenção de equipamentos, traduzindo-se na redução de custos na companhia. 

Outra iniciativa é a BYOD, acrônimo para “Bring Your Own Device” ou “traga seu próprio dispositivo”, onde o colaborador é estimulado a utilizar seus equipamentos pessoais na execução do trabalho, desde softwares até uniformes femininos para empresas.

2 – Satisfação de necessidades mais amplas

A modalidade home office apresenta níveis mais elevados de satisfação no trabalho por atingir necessidades mais amplas no indivíduo. De acordo com o psicólogo Abraham Maslow, as necessidades humanas podem ser postas em hierarquia, de cima a baixo: 

Sendo esta última a de nível mais básico. Uma vez satisfeitos os níveis menores, o indivíduo sobe na pirâmide de necessidades prioritárias. O trabalho supre grande parte das necessidades fisiológicas e de segurança, atraindo atenção para aquelas que são sociais.

Entre as necessidades sociais, a construção de laços de afeto com parentes, amigos e cônjuges são decisivos para a manutenção da satisfação individual ao longo prazo. O home office oferece a flexibilidade que o profissional precisa para atuar nesses aspectos. 

Uma rede de relacionamentos saudáveis é um excelente motivador, capaz de melhorar significativamente os índices de saúde mental em um ambiente de trabalho, fator que se manifesta na comunicação mais aberta e na construção de equipes engajadas. 

O que é trabalho remoto? 

Por outro lado, o trabalho remoto é uma definição mais ampla, que capta qualquer modalidade de atividade corporativa que está fora do espaço físico da empresa, isto é, qualquer alocação fora de sua sede ou filiais. 

O indivíduo contratado em um regime remoto pode trabalhar em casa, durante viagens ou em qualquer circunstância, com dispositivos portáteis em uma bolsa ecobag personalizada. Apresenta um nível de flexibilidade mais elevado que o home office

No trabalho remoto, o profissional pode atuar em serviços de campo e se deslocar com maior facilidade de um lugar a outro, favorecendo equipes de empresas multinacionais, que precisam realizar pesquisas nas regiões em que se instalam. 

 

Profissionais autônomos e freelancers também usufruem da modalidade remota em suas tarefas, com exceção dos serviços que dependem de sua execução nas dependências da empresa contratante. Os maiores benefícios da modalidade são: 

1 – Alta adaptabilidade

Trabalhadores que atuam na modalidade remota apresentam um nível de adaptabilidade mais alto quando comparados com aqueles habituados aos modelos mais tradicionais, em média. Isso se dá pela mudança constante de seu ambiente. 

A adaptabilidade é a junção de um conjunto de qualidades que envolvem a capacidade de extrair novas habilidades a partir da experiência, a aplicação de conceitos teóricos em espaços orgânicos, a criatividade e o raciocínio afiado. 

Profissionais que contemplam essas características são versáteis como bolsas personalizadas, verdadeiros coringas na atuação de uma empresa, com uma ampla bagagem que se mostra valiosa para qualquer ambiente organizacional. 

2 – Maior retenção de talentos

O trabalho remoto oferece comodidade e desafios que atraem profissionais habilidosos e experientes no mercado. Além de salários mais atrativos, possíveis pela redução de despesas operacionais, a companhia pode oferecer uma experiência enriquecedora. 

 

A retenção de talentos estabelecida pelo trabalho remoto promove maior produtividade e inovação para os ambientes organizacionais. A maior variedade de opções, uma vez que profissionais podem ser contratados de qualquer lugar, contribui para isso.

3 – Visão global

Uma equipe estabelecida na modalidade remota tende a ser mais diversa em comparação a um grupo atuante sob regimes mais tradicionais. Não apenas pela localização ou idioma, mas os níveis de experiência auxiliam na construção de uma visão global. 

Trabalhadores globais são o futuro da indústria, posto que o processo de fusão dos mercados regionais é uma tendência em pleno crescimento. A atividade remota, além de um grande motor, é um meio de passagem para esse novo paradigma. 

Sobre os regimes disponíveis

As modalidades à distância estão usualmente associadas à contratação de freelancers e microempresários na produção de camisas plus size, por exemplo, mas o método pode ser aplicado em contratações filiadas à empresa, por meio de seus muitos regimes disponíveis. 

Além do regime de contratação mais tradicamiscional, existem os contratos intermitentes relacionados aos freelancers, os contratos de trabalho noturno e parcial. Suas principais diferenças se aplicam na escala de trabalho, que pode ser: 

Outras escalas podem ser usadas para modelos de trabalho essenciais, como serviços de saúde, centros industriais de produção de capa para banco carros e de segurança, como a escala 24×48, que prevê 24 horas de trabalho para posteriores 48 horas de folga. 

Em todos esses casos, a jornada de trabalho deve ser estabelecida em contrato com o profissional, bem como o regime de contratação utilizado, quais as funções e responsabilidades do trabalhador e da corporação contratante. 

Conclusão

As modalidades de trabalho à distância adentraram a realidade de muitas áreas, como a administração, marketing e tecnologia, com perspectivas de adesão proveniente de outros setores, muitos deles essenciais para a sociedade. 

 

O desenvolvimento das ferramentas de comunicação remota, o aumento dos controles voltados para a segurança de dados e a qualificação de gestores, são alguns dos maiores indicativos de migração para esses regimes adaptados.  

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Alguma duvida sobre os serviços ?

Para contratar nossa empresa , entre em contato conosco.

Fale Consoco
X