Criação de sites Goiania
Falar conosco! site do whatsapp

Tecnologia da Informação: O que é e quais opções

Mais de 10 anos no Mercado!

Provavelmente você já deve ter se esbarrado na sigla TI, e provavelmente isso aconteceu tantas vezes que você resolveu pesquisar mais sobre o assunto. Entretanto, é justo dizer que entender o que é Tecnologia da Informação não é tão fácil quanto parece, mas quero te ajudar.

Antigamente, ao fazer um curso de informática e se formar como um técnico, você provavelmente já era um TI (Técnico em Informática). Mas isto não tem muito a ver com o que a sigla significa hoje em dia.

Para entender um pouco mais sobre o tema é preciso entender também as dinâmicas de comunicação da informação moderna. Sem contar em todas as estruturas que são alvo constante da transformação digital.

Então hoje gostaria de falar um pouco mais sobre o termo tecnologia da informação e pincelar sobre um assunto tão importante.

O que é Tecnologia da Informação?

Primeiramente é importante dizer que este é um termo relativamente recente que reúne todos os aspectos de informática dentro do mundo moderno. Parte destes conceitos são totalmente teóricos, para depois serem implementados na realidade.

Então, a verdade é que ficou muito mais difícil caracterizar o que é um profissional de TI no nosso mercado. Alguém que mexe com a infraestrutura de instalação de programas, remoção de vírus e alguns trabalhos de microinformática seria um profissional de TI.

Enquanto um desenvolvedor de softwares avançados também poderia ser considerado alguém da área.

Praticamente qualquer pessoa dedicado a alguma atuação da informática é teoricamente um profissional de TI.

Dito isto vamos ver algumas das opções mais comuns de atuação:

1 – Desenvolvimento de Software

O desenvolvimento de softwares é com certeza uma das áreas com a maior procura no momento, e a tendência é que ela cresça cada vez mais. Ter a capacidade de criar automações, funções e sistemas totalmente otimizados é algo cada vez mais valorizado no mercado.

Entretanto é justo dizer que dentro desta mesma área é possível encontrar várias outras divisões ainda menores. Principalmente no que levamos em consideração o Back End e Front End, assim como várias linguagens de programação.

Mas como este é um tema mais introdutório, então vamos colocar desta maneira mais generalista.

2 – Infraestrutura

Toda empresa que possui alguma rede interna provavelmente vai precisar de alguém para ajudar com a infraestrutura do local. Sendo que muitas destas pessoas também serão responsáveis pela manutenção e serviços em geral.

Normalmente este é um trabalho muito variado em questões de aplicações, assim como exige uma quantidade mais reduzida de pessoal. O trabalho de campo é essencial, então não é o tipo de categoria que não é Home Office.

Desde a criação de cabos até mesmo a solução de conflitos de IP são resolvidas com este tipo de profissional.

3 – Microinformática

Este é um trabalhador também de campo, que embora não esteja 100% voltado para infraestrutura, também pode atender este tipo de demanda.

Um analista de microinformática é a pessoa que se responsabiliza por toda as ações de instalação e até mesmo de acesso para os usuários de uma rede. Sendo que muitas vezes seu trabalho vai se assemelhar também ao profissional de segurança da informação.

Por outro lado, ele também é o responsável por instalar e remover programas, resolver situações de travamento e outras ocasiões que podem acontecer no cotidiano da empresa.

4 – Segurança da informação

Este é um profissional totalmente voltado para garantir a própria segurança dos dados da empresa. Não só evitando vírus de uma maneira geral ou o ataque de hackers, mas garantindo que cada pessoa tenha acesso somente ao que ela precisa realmente acessar.

Muitas pessoas infelizmente colocam redes completamente abertas, e um ato de curiosidade ou mesmo de imperícia pode gerar um grande estrago dentro da empresa e seu banco de dados.

Então seu trabalho é garantir que tudo chegue somente aonde deve chegar. 

5 – Banco de Dados

Sejam eles bancos de dados relacionais ou não relacionais, ou mesmo que sejam arquivos físicos, este profissional é o responsável por agir de maneira eficaz para garantir o correto armazenamento, alteração, inserção, deleção e consulta de dados.

Tudo normalmente é feito através de softwares de bancos de dados e a linguagem de consulta estruturada SQL. Mas podem haver outras opções menos populares dependendo da necessidade da empresa.

Claro, é importante que você esteja preparado para trabalhar juntamente com o pessoal de segurança da informação. Isto garante que você tenha como agir de maneira eficaz para não vazar dados para pessoas erradas, ou mesmo ter um comprometimento do banco.

Saber fazer testes e backups é também um diferencial crucial para este tipo de profissional.

6 – Computação em Nuvem

O mercado está se descentralizando nas empresas para poder se centralizar em grandes prestadores de servidores em nuvem. Isto diminui de maneira absurda todos os gastos com energia elétrica, infraestrutura e outros fatores além de garantir uma maior segurança.

Por isso é importante que o profissional tenha como criar toda a estrutura de maneira correta. Além de conseguir entregar uma melhor distribuição das tarefas e uso de recursos de forma mais adequada.

7 – Experiência do Usuário (UX)

Por último vamos falar de um outro setor muito importante, onde o profissional estará completamente voltado para a experiência do usuário do aplicativo ou sistema, entregando a ele a melhor utilização possível.

Este será alguém totalmente focado em deixar a solução ou mais próxima de algo intuitivo e fácil de utilizar.

Considerações finais

Como você pode ver a tecnologia da informação se tornou uma necessidade real presente na maioria dos aspectos da nossa vida. Por mais que alguns tenham grandes desafios em entender o tema, é inevitável que você acabe interagindo com ele no seu dia a dia.

Lembrando que esta é uma área promissora com uma vasta disponibilidade de cursos online com certificado. Todos eles entregando uma possibilidade maior de qualificação no mercado.

Basta você escolher uma boa fonte com certificados válidos emitidos assim que você concluir o material.

Então por hoje é isso, espero que estas informações tenham sido válidas. Mas se ainda houver qualquer dúvida sobre o assunto, sem problemas. Estou à disposição para te ajudar aqui nos comentários, ok?

Até a nossa próxima dica!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Alguma duvida em criação de sites Goiânia ?

Para contratar nossa empresa para efetuar a criação de sites em Goiânia, entre em contato conosco.
Telefone Para Criação de websites (62) 98569-0961

Fale Consoco
X